Escala 6x1 em debate: Lula defende mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Em pronunciamento do Dia do Trabalhador, presidente também reforçou isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (30), que o governo federal pretende aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil. O modelo atual, conhecido como escala 6x1, permite seis dias de trabalho seguidos por um dia de descanso.
“Está na hora de o Brasil dar esse passo ouvindo todos os setores da sociedade para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Lula, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.
O presidente também destacou a criação de 3,8 milhões de empregos com carteira assinada durante os dois anos e quatro meses de seu atual governo. “Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, ressaltou.
Entre os anúncios, Lula lembrou o envio ao Congresso Nacional do projeto que prevê isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês. “Agora é assim, quem ganha menos não paga e quem ganha muito paga um valor justo”, declarou.
O combate a fraudes contra aposentados e pensionistas também foi mencionado. Lula elogiou a atuação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal na identificação de um esquema de cobranças indevidas que, segundo ele, ocorre desde 2019. Determinou ainda que a Advocacia-Geral da União (AGU) processe as associações envolvidas e garanta o ressarcimento às vítimas.
Durante o pronunciamento, o presidente citou ainda iniciativas como o Desenrola Brasil, o Crédito do Trabalhador e o Programa Acredita, voltado ao apoio financeiro a microempreendedores individuais e microempresas.
Para as mulheres trabalhadoras, Lula destacou a Lei da Igualdade Salarial e o suporte a empreendedoras por meio de assistência técnica e financeira. “Estamos construindo um Brasil mais justo, onde o humanismo e o desenvolvimento caminhem juntos”, concluiu.
Últimas notícias

Dantas nega rompimento e se diz solidário à candidatura de Paulão ao Senado
63 anos: Lagoa da Canoa comemora emancipação política com programação especial nesta quinta (28)

Polícia apura caso de espancamento envolvendo guarda municipal em São José da Laje

Operação da PF apreende vapes, eletrôncios e prende suspeito de cotrabando em Maceió

Agosto Lilás: Penedo inaugura Sala do Batom no CISP e serviço na UPA nesta quarta, 27

Jovem desmaia em prova de resistência no Rancho de Carlinhos Maia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
