Escala 6x1 em debate: Lula defende mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Em pronunciamento do Dia do Trabalhador, presidente também reforçou isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (30), que o governo federal pretende aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil. O modelo atual, conhecido como escala 6x1, permite seis dias de trabalho seguidos por um dia de descanso.
“Está na hora de o Brasil dar esse passo ouvindo todos os setores da sociedade para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Lula, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.
O presidente também destacou a criação de 3,8 milhões de empregos com carteira assinada durante os dois anos e quatro meses de seu atual governo. “Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, ressaltou.
Entre os anúncios, Lula lembrou o envio ao Congresso Nacional do projeto que prevê isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês. “Agora é assim, quem ganha menos não paga e quem ganha muito paga um valor justo”, declarou.
O combate a fraudes contra aposentados e pensionistas também foi mencionado. Lula elogiou a atuação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal na identificação de um esquema de cobranças indevidas que, segundo ele, ocorre desde 2019. Determinou ainda que a Advocacia-Geral da União (AGU) processe as associações envolvidas e garanta o ressarcimento às vítimas.
Durante o pronunciamento, o presidente citou ainda iniciativas como o Desenrola Brasil, o Crédito do Trabalhador e o Programa Acredita, voltado ao apoio financeiro a microempreendedores individuais e microempresas.
Para as mulheres trabalhadoras, Lula destacou a Lei da Igualdade Salarial e o suporte a empreendedoras por meio de assistência técnica e financeira. “Estamos construindo um Brasil mais justo, onde o humanismo e o desenvolvimento caminhem juntos”, concluiu.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
