Brasil

Escala 6x1 em debate: Lula defende mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Em pronunciamento do Dia do Trabalhador, presidente também reforçou isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Por 7Segundos 01/05/2025 10h10 - Atualizado em 01/05/2025 10h10
Escala 6x1 em debate: Lula defende mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Presidente defende jornada menor e diz: ‘quem ganha menos, não paga imposto’ - Foto: Redes Sociais / @lulaoficial

Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (30), que o governo federal pretende aprofundar o debate sobre a redução da jornada de trabalho no Brasil. O modelo atual, conhecido como escala 6x1, permite seis dias de trabalho seguidos por um dia de descanso.

“Está na hora de o Brasil dar esse passo ouvindo todos os setores da sociedade para permitir um equilíbrio entre a vida profissional e o bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Lula, em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão.

O presidente também destacou a criação de 3,8 milhões de empregos com carteira assinada durante os dois anos e quatro meses de seu atual governo. “Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, ressaltou.

Entre os anúncios, Lula lembrou o envio ao Congresso Nacional do projeto que prevê isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês. “Agora é assim, quem ganha menos não paga e quem ganha muito paga um valor justo”, declarou.

O combate a fraudes contra aposentados e pensionistas também foi mencionado. Lula elogiou a atuação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal na identificação de um esquema de cobranças indevidas que, segundo ele, ocorre desde 2019. Determinou ainda que a Advocacia-Geral da União (AGU) processe as associações envolvidas e garanta o ressarcimento às vítimas.

Durante o pronunciamento, o presidente citou ainda iniciativas como o Desenrola Brasil, o Crédito do Trabalhador e o Programa Acredita, voltado ao apoio financeiro a microempreendedores individuais e microempresas.

Para as mulheres trabalhadoras, Lula destacou a Lei da Igualdade Salarial e o suporte a empreendedoras por meio de assistência técnica e financeira. “Estamos construindo um Brasil mais justo, onde o humanismo e o desenvolvimento caminhem juntos”, concluiu.