Com investimento de R$ 9 milhões, Alagoas implanta câmeras nos uniformes da PM
Primeiros testes começam até novembro de 2025
O uso de câmeras corporais por policiais militares de Alagoas está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Em reunião realizada nesta semana entre o Ministério Público do Estado (MPAL) e o Alto Comando da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), foram discutidos os próximos passos para a implantação do equipamento, que começará a ser utilizado a partir de 2025.
Segundo o promotor de Justiça Magno Moura, que participou do encontro, a iniciativa representa um avanço importante para garantir mais transparência nas ações policiais e proteção tanto para os agentes quanto para a população.
Nesta primeira fase, serão adquiridas 600 câmeras, com investimento de cerca de R$ 9 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública. Os equipamentos serão destinados inicialmente às tropas de Maceió e Arapiraca, os dois municípios alagoanos que atendem aos critérios do edital do Ministério da Justiça, que prioriza cidades com mais de 100 mil habitantes.
A expectativa é que as câmeras comecem a ser utilizadas até novembro de 2025, com os dados estatísticos sendo avaliados seis meses após o início do uso.
Além de aumentar a segurança e a transparência, o MP também propôs incluir o uso das câmeras nos cursos de formação e aperfeiçoamento da PM, para que os policiais sejam devidamente treinados sobre o funcionamento e as regras de utilização dos equipamentos.
“Essas câmeras não significam perseguição aos policiais, muito pelo contrário: elas também servem para protegê-los contra falsas acusações, além de garantir os direitos dos cidadãos”, destacou o promotor Magno Moura.
O projeto é fruto de uma parceria entre MPAL e PMAL, com apoio da equipe de projetos da Polícia Militar, liderada pelo tenente-coronel Hiraque. Alagoas, inclusive, é o único estado do país que já assinou convênio com o governo federal conforme o edital nº 30/2024 do Ministério da Justiça.
Vale destacar que, nesta primeira etapa, unidades como o BOPE e a ROTAM não receberão os equipamentos, ficando de fora da fase inicial de implantação.
O Estado de Alagoas também contribuirá com 1% do valor investido, o que será utilizado na aquisição de 12 computadores que comporão o centro de controle e monitoramento das câmeras.
A reunião também contou com a presença de autoridades da PMAL, entre elas o subcomandante-geral coronel Neyvaldo Amorim e representantes do Comando de Ensino e Formação da corporação.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
