Saúde

Cria realiza mais de 400 atendimentos no Mutirão Pop Rua da Justiça Federal

Secretaria fez agendamentos para inserção de DIU, cadastros no Cartão Cria e atividades lúdicas para as crianças

Por 7segundos com assessoria 06/05/2025 17h05
Cria realiza mais de 400 atendimentos no Mutirão Pop Rua da Justiça Federal
Crianças foram inseridas na programação com uma série de atividades - Foto: Ascom

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) registrou 469 atendimentos durante a segunda edição do Mutirão Pop Rua, que aconteceu nesta terça-feira (6), na praça Marechal Deodoro, em Maceió. No local, o órgão estadual esteve presente com agendamentos para inserção de DIU, informativos sobre planejamento reprodutivo, cadastros no Cartão Cria e atividades lúdicas para as crianças em situação de vulnerabilidade.

O Mutirão Pop Rua Jud é uma iniciativa da Justiça Federal em Alagoas (Jfal), que visa promover o acesso à Justiça e a inclusão social da população em situação de rua. A ação conta com a participação de diferentes entidades e instituições para poder fornecer diversos tipos de serviços aos mais vulneráveis.

Nesta terça, crianças e mulheres participantes contaram com serviços de saúde, educação e assistência social. Elas receberam atendimentos ligados à saúde bucal, higienização e algumas brincadeiras voltadas à saúde, assim como agendamento para inserção de DIU no Hospital da Mulher.

Já a Gerência de Educação do Cria elaborou um momento lúdico para desenvolvimento dos pequenos, com pintura, óculos 3D, painel sensorial e brinquedos de montagem. A equipe da Gerência de Assistência Social da secretaria fez cadastros no Cartão Cria para as mães e responsáveis.

A secretária de Estado da Primeira Infância em Alagoas, Caroline Leite, destacou que ajudar a quem mais precisa é um compromisso que não pode ser deixado de lado.

“O Cria estar presente no Mutirão Pop Rua é uma forma concreta de garantir dignidade e cidadania para quem mais precisa. Ações como essa reforçam nosso compromisso com a inclusão social e com a promoção da saúde, da infância e da proteção social. Cada atendimento realizado representa um passo na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora para nossas crianças”, avalia.