Política

Renan Filho defende federação entre MDB e Republicanos para bater grupo de Arthur Lira

Ministro dos Transportes de Lula, Renan Filho disse que os partidos não podem se apequenar diante da federação União Progressista

Por Felipe Ferreira 09/05/2025 10h10
Renan Filho defende federação entre MDB e Republicanos para bater grupo de Arthur Lira
Renan Filho, o ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas - Foto: Lula Marques / Agência Brasil

O ex-governador de Alagoas e ministro dos Transportes de Lula, Renan Filho, defende que seu partido, o MDB, e o Republicanos — ambos do Centrão —, devem formar uma federação a fim de bater de frente com o grupo do ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP).

Em entrevista à CNN, Renan Filho disse que a federação criada entre o PP e o União Brasil acaba induzindo os demais partidos do Centrão a unir forças para não haver uma disputa desproporcional.

“O presidente Baleia Rossi me passou boas notícias acerca da possibilidade de uma federação entre o MDB e o Republicanos. Acho que a federação criada entre o PP e o União Brasil vai induzir outras federações, para que os partidos que estavam no mesmo patamar, voltem a ter patamar semelhante”, disse.

Renan Filho falou ainda que, em política, partidos que se tornam pequenos “jogam” em outra divisão, fazendo um paralelo com o futebol.

“O partido que não se federar neste momento, partidos que pensam de forma parecida, mesmo que tenham uma ou outra diferença, vai ficar muito pequenininho. Em política, time pequeno joga em outra divisão. O MDB não pode deixar de estar na ‘série A’. Então, é quase que um caminho único”, afirmou o ministro.

União Progressista


O PP de Arthur Lira e o União Brasil do deputado Alfredo Gaspar, decidiram unir forças, com vistas às eleições de 2026, e formaram uma federação partidária. Com a movimentação, o bloco se tornou a maior bancada do Congresso Nacional superando o PL de Jair Bolsonaro.