Turismo

Setur celebra conquistas que consolidam o Destino Alagoas no cenário mundial

Estado teve a maior temporada de cruzeiros da história, captação de novos voos, além da ampliação de conexões internacionais nos últimos meses

Por Assessoria 09/05/2025 12h12 - Atualizado em 09/05/2025 14h02
Setur celebra conquistas que consolidam o Destino Alagoas no cenário mundial
A alta temporada 24/25 em Alagoas teve grandes números que consolidam o estado como um dos principais destinos - Foto: Lucas Meneses / Ascom Setur

Em 2024, o número de passageiros embarcando ou desembarcando no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares teve um aumento significativo em relação ao ano retrasado, de acordo com os dados da Aena. Em 2023, foram 29.751 pessoas. Já em 2024, este número aumentou para 40.619.

Chegadas Internacionais em Alagoas

• Dezembro de 2023 - 1.450

• Dezembro de 2024 - 4.461

• Aumento de 207,66% no comparativo 23/24

• Dezembro a março: temporada 23/24: 5.649

• Dezembro a março: temporada 24/25: 11.536

• Aumento de 104,2% no comparativo 23/24

Números da Aena

De acordo com os números divulgados pela Aena, administradora do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, o aumento do fluxo de passageiros na temporada 24/25 em comparação com a temporada 23/24 foi de 34.7%.

• Dezembro a março: temporada 23/24 - 16.322

• Dezembro a março: temporada 24/25 - 21.991

Para Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo, o trabalho realizado pelo Governo de Alagoas, através da Setur, tem papel fundamental no avanço do setor no estado, tendo em vista todos os investimentos em políticas públicas no turismo, melhorando a infraestrutura, conquistando novos voos, capacitando profissionais e impactando na venda e promoção do destino.

“O turismo é uma prioridade para o Governo do Estado. Estamos trabalhando para todo o avanço que o setor vem apresentando nos últimos anos. Os fatores que contribuem são vários: incentivos fiscais, investimentos na infraestrutura, novas rodovias, captação de novos voos, além da nossa temporada histórica de cruzeiros, com Alagoas recebendo cerca de 200 mil pessoas durante a temporada 24/25. É muito gratificante comemorarmos o Dia Nacional do Turismo mostrando parte de todas as nossas conquistas”, celebrou a secretária.

Alta temporada 24/25

A alta temporada 24/25 em Alagoas teve grandes números que consolidam o estado como um dos principais destinos buscados por turistas nacionais e internacionais.

A média de ocupação hoteleira neste período, por exemplo, foi de 81,6%, tendo um fluxo de passageiros de 1.044.466. Além do fluxo de passageiros internacionais, de acordo com os dados da Aena: 21.991.

Em comparação com a alta temporada 23/24, quando foram registradas 968.337 pessoas embarcando ou desembarcando no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, houve um aumento de 7.8% na temporada 24/25, quando mais de um milhão de visitantes estiveram no estado.

Maior temporada de cruzeiros da história

A temporada de cruzeiros 2024/25 entrou para a história de Alagoas. Em seis meses de operação, que teve início em novembro de 2024 e durou até abril deste ano, aproximadamente 200 mil pessoas desembarcaram no Porto da capital alagoana. Ao todo, foram 14 navios de cruzeiros, totalizando 32 paradas ao longo da temporada.

O maior cruzeiro a atracar em Alagoas, o MSC Grandiosa, chegou ao destino com cerca de 8 mil pessoas a bordo em cada estada, com 17 paradas em todo o período de operação no destino. Com o fluxo de pessoas a estimativa é que R$ 80 milhões tenham sido injetados na economia alagoana.

Promoção do destino e captação de novos voos

A Setur segue impulsionando e fortalecendo o Destino Alagoas nacional e internacionalmente, através das capacitações de inúmeros agentes de viagens, apresentando o destino nos principais mercados emissores do estado.

Em abril, cerca de 200 agentes de viagens, em Montevidéu e Buenos Aires, foram capacitados, com o objetivo de fortalecer a conexão com o Uruguai e a Argentina - principal mercado emissor internacional de turistas para Alagoas. A ação reuniu agentes de viagens da América Latina, e contou com a apresentação de todas as regiões turísticas do estado.

O Destino Alagoas teve, mais uma vez, um estande próprio na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que aconteceu em março deste ano, onde foram anunciadas grandes novidades: conquista de dois voos extras para o réveillon 2026, ligando Portugal à capital alagoana no período das festas de final de ano; início da construção de duas obras do Vila Galé, para o segundo semestre de 2025, em Coruripe, litoral sul de Alagoas, além de ser novamente sede da Copa Afia em 2025, trazendo a competição esportiva para solo alagoano.

Também em março, foram capacitados cerca de 500 agentes de viagens de oito estados brasileiros durante a 4ª edição do Workshop Masterop Travel (WMT), além de 150 fornecedores do segmento turístico que também estiveram presentes no evento.

Em relação às chegadas ao Destino Alagoas, em fevereiro, foi anunciado o aumento de voos no Aeroporto Zumbi dos Palmares na considerada “baixa temporada”. Em parceria com a Azul Viagens, foram conquistadas 41 operações extras semanais para o mês de julho.

Para a Semana Santa de 2025, foram quatro operações extras internacionais pousando no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, chegando de quatro mercados emissores distintos: três voos semanais, operados pela companhia aérea TAP, chegando de Lisboa; dois voos operados pela GOL, vindos de Buenos Aires; além da conquista anunciada recentemente em parceria com a Flybondi, com o voo direto de Córdoba.

Turismo de Luxo fortalecido

Neste mês de maio, a Setur está promovendo o destino com um lounge próprio na principal feira do segmento de luxo do país: a International Luxury Travel Market Latin América (ILTM).

O objetivo é promover e fortalecer o Turismo de Luxo do estado, no evento que reúne importantes marcas de viagens, consultores de viagens e destinos durante três dias de muito networking e negócios.

Os empreendimentos, que vão do Litoral Sul ao Litoral Norte de Alagoas, além da capital Maceió, somam juntos 1.100 leitos hoteleiros no estado, distribuídos em sete municípios alagoanos.

O Destino Alagoas será representado também no espaço da Associação Brasileira de Viagens de Luxo com os hotéis Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort e Casa Brasileira Hotel Galeria.

Escola do Turismo

Trata-se de um programa do governo de Alagoas, promovido pela Setur, que visa capacitar e qualificar trabalhadores e interessados em prestar serviço no setor turístico. A iniciativa oferta cursos 100% gratuitos nas áreas de hotelaria/restaurante, atendimento ao público, empreendedorismo, apoio à complementares/gestão de negócios e políticas públicas. Abrange todas as regiões turísticas do estado.

Em vigor desde 2023, o programa já capacitou mais de 7.000 alunos em cursos que envolvem áreas como: garçom, camareira, auxiliar de cozinha, cozinheiro, atendimento ao turista, almoxarifado, drinks e coquetéis, por exemplo. Trinta e seis cidades do Destino Alagoas foram contempladas, nas sete regiões turísticas do estado.

Crédito do Trabalhador

O Crédito do Trabalhador do Turismo é um programa do Governo de Alagoas, promovido pela Setur, e pela Agência de Fomento Desenvolve. Ele disponibiliza três linhas de crédito para empreendimentos do setor turístico, com o objetivo de impulsionar o turismo e fortalecer, principalmente, os pequenos negócios.

Os microempreendedores individuais (MEIs) têm acesso a empréstimos de R$ 5 mil a 21 mil reais; já para microempresas (MEs), empresas de pequeno porte (EPPs) e para empresas de grande porte (LTDAs) são disponibilizados de R$ 10 mil a R$ 300 mil para capital de giro e aquisições.

A terceira linha de crédito concede até R$400 mil, destinados à instalação de energia solar para ME, EPP e LTDA. As linhas de crédito são viabilizadas por meio dos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), sendo operacionalizadas pela Desenvolve.

As condições de pagamento incluem juros abaixo do mercado, carência extensa e melhores opções de parcelamento, facilitando a estruturação e crescimento dos empreendimentos turísticos.