Novos consignados: INSS adota bloqueio automático e exige biometria
A medida do INSS, que visa conter descontos indevidos em aposentadorias e pensões, vale para todos os segurados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou o bloqueio automático e passou a exigir biometria facial para liberar novos empréstimos consignados, medida que vale para todos os segurados. A decisão, antecipada pelo presidente da autarquia, Gilberto Waller (foto em destaque), foi oficializada em publicação no Diário Oficial da União.
O despacho assinado por Waller determina o bloqueio dos benefícios “para averbação de novos descontos de empréstimo consignado”, para todos os segurados do INSS, independente da data de concessão do benefício. O desconto dos valores pode ser desbloqueado pelo segurado, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS para essa finalidade.
Em coletiva de imprensa nessa quinta-feira (9), o presidente do INSS já havia anunciado que todos os desbloqueios da margem consignável são agora por reconhecimento facial.
“Não há bloqueio de parcelas. Os consignados que estão em andamento continuam em andamento. Todas as operações daqui para frente o cidadão tem que autorizar com reconhecimento facial”, esclareceu.
A medida está no rol de mudanças anunciada pelo governo federal para tentar conter o escândalo de descontos indevidos em aposentadorias e pensões. As fraudes foram reveladas pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Últimas notícias
Salário-maternidade: entenda o que proposta discutida no Senado muda para autônomas
Ex-namorada reage após atleta expor traição nas Olimpíadas de Inverno
Inmet prevê chuvas intensas ao longo desta quarta-feira (11) na maior parte do país
Privada explode na casa de Zé Felipe e relato viraliza na Internet: Saiba como evitar acidentes
Gato “funcionário” vira herói após capturar rato em loja
ICMBio recomenda suspensão do consumo e comércio de peixes na Lagoa do Jequiá
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
