Santa Casa anuncia suspensão de partos na Maternidade Nossa Senhora da Guia
Unidade materno-infantil, que atende exclusivamente pelo SUS, terá atividades suspensas a partir desta sexta-feira (23)
A Santa Casa de Misericórdia de Maceió anunciou a suspensão dos partos realizados na Maternidade Santa Casa Nossa Senhora da Guia, unidade referência no atendimento obstétrico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, a partir desta sexta-feira (23). A decisão, comunicada oficialmente à Defensoria Pública do Estado de Alagoas, foi tomada em razão da falta de repasses financeiros por parte do Governo do Estado.
A maternidade é responsável por cerca de 27% dos nascimentos registrados na capital alagoana e opera como unidade de "porta aberta", ou seja, atende gestantes sem necessidade de regulação prévia. A suspensão dos serviços poderá causar sérios impactos na assistência às parturientes da região.
Em nota oficial, a Santa Casa afirma ter esgotado todas as tentativas para evitar a interrupção dos atendimentos. O motivo do fechamento é o não pagamento de incentivos financeiros do Programa de Fortalecimento da Rede Materna e Infantil (PROMATER), gerido pelo Governo do Estado. Os valores em atraso seriam indispensáveis para a manutenção da estrutura e funcionamento da unidade.
Comunicado
A Santa Casa de Misericórdia de Maceió, instituição hospitalar e filantrópica, comunica à sociedade alagoana que, a partir desta sexta-feira (23/05), suspenderá a realização de partos no hospital Santa Casa Nossa Senhora da Guia, unidade materno-infantil integralmente dedicada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e responsável por 27% dos nascimentos registrados na capital alagoana. A decisão foi oficializada na última segunda-feira (19) à Defensoria Pública do Estado de Alagoas.
A instituição reforça que tentou, de todas as formas, evitar a suspensão dos atendimentos obstétricos, mas que sem a imediata regularização dos repasses devidos pelo Governo de Estado de Alagoas, que deixou de honrar com os incentivos financeiros decorrentes do Programa de Fortalecimento da Rede Materna e Infantil (PROMATER), o fechamento da unidade é inevitável, o que pode causar sério impacto à assistência das parturientes, tendo em vista ser um hospital porta aberta e com atendimento prestado com a excelência dos serviços da Santa Casa de Maceió.
A Santa Casa de Maceió esclarece, ainda, que vem mantendo diálogo com Maceió para a regularização dos incentivos financeiros pendentes e devidos ao hospital Santa Casa Nossa Senhora da Guia, relativos aos anos de 2021 e 2022. Ultimamente, o município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem honrado de forma regular com os repasses mensais.
*estagiária sob a supervisão da redação
Últimas notícias
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Prefeitura de Maragogi facilita pagamento de tributos com opção via cartão de crédito
Secretária de Saúde de Maragogi representa o Cosems-AL em reunião sobre o programa “Agora Tem Especialistas”
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
