Retirada de ônibus que caiu na Serra da Barriga deve ser feita com guindastes
Veículo cedido pela prefeitura levava turistas e moradores para o projeto cultural Pôr do Sol na Serra
A remoção do ônibus que capotou em uma ribanceira na região da Serra da Barriga, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, deve ser realizada com o uso de dois guindastes de grande porte. A decisão foi tomada após reunião técnica realizada na manhã desta quarta-feira (21) no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com participação de representantes do Instituto de Criminalística (IC), da prefeitura local e do próprio DER.
O acidente, ocorrido em novembro do ano passado, deixou 20 mortos e 30 feridos. O veículo ainda permanece no local de difícil acesso, cercado por mata fechada e com risco ambiental. A remoção cuidadosa é essencial não apenas para preservar o meio ambiente, mas também para garantir a integridade do ônibus, cujas peças precisam ser analisadas com mais precisão pela perícia.
De acordo com o chefe de Identificação Veicular do IC, perito criminal Nivaldo Cantuária, o içamento por guindastes é a alternativa mais segura e eficaz. “Estudamos diversas formas e o meio mais seguro, tanto para quem fará o serviço quanto para quem mora no entorno e também o que mais pode preservar o veículo, é o içamento, que deve ser feito por meio de dois guindastes grandes. O plano é desvirar o veículo e tracioná-lo até o alto da Serra da Barriga”, explicou.
O perito Marcelo Velez, responsável pelo caso, reforça que a retirada pela parte mais baixa demandaria mais tempo e complexidade, já que o ônibus deslizou por 132 metros e há moradias nas proximidades. “Quanto mais preservado o veículo, melhor para podermos apurar as causas reais do acidente, que podem incluir problemas mecânicos e imperícia”, destacou.
O diretor-presidente do DER, engenheiro Iran Menezes, afirmou que a autarquia dará início aos trâmites para contratação da empresa responsável pelo serviço de içamento. “Com a afirmativa da Criminalística de que este é o meio mais adequado, vamos atender à solicitação e auxiliar este trabalho. Já estamos em contato com as empresas para viabilizar a retirada o mais rapidamente possível, com a presença dos peritos e da Polícia Civil. Ainda não temos uma data definida, pois precisamos seguir os trâmites legais de licitação”, afirmou.
Além dos peritos e do DER, participaram da reunião o chefe do IC em Maceió, perito Charles Mariano, o procurador do município de União dos Palmares, Allan Belarmino, o diretor-jurídico do DER, Daniel Uchôa, e o diretor de Obras da autarquia, Eduardo Reis.
Últimas notícias

Botão de contestação do Pix em caso de golpes começa a valer; veja como funciona

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7,5 milhões

Discussão sobre herança termina em ameaça entre irmãos em Limoeiro de Anadia

Homem é preso em Palmeira dos Índios por receptação de moto roubada

Após perguição policial, motocilcista é detido e autuado na cidade de Arapiraca

Casa pega fogo e dois homens são socorridos no Benedito Bentes, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
