Ministério Público vistoria unidades de saúde e constata pendências na gestão de resíduos
As constatações foram dos promotores Fernanda Moreira, da Fazenda Pública Municipal, e Alberto Fonseca, de Defesa do Meio Ambiente

Duas unidades de saúde pública em Maceió visitadas pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), nesta quarta-feira (21), possuíam pendências na gestão de resíduos. Em uma delas, faltavam o Plano de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde e também a licença ambiental de operação, enquanto na outra, apesar de haver o Plano, não foi apresentada a licença.
As constatações foram dos promotores Fernanda Moreira, da Fazenda Pública Municipal, e Alberto Fonseca, de Defesa do Meio Ambiente. De acordo com a promotora, existe um procedimento na 15ª Promotoria de Justiça da Capital, da qual ela é a titular, que cuida da avaliação dos contratos que tratam da destinação dos resíduos sólidos gerados em Maceió. Uma das etapas dessa análise, segundo ela, é verificar as unidades de saúde.
“Analisamos questões contratuais no que se refere à coleta e destinação de resíduos de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e unidades de saúde em geral, para avaliarmos como a gestão é realizada, se prioriza melhorias para o usuário, o meio ambiente e, principalmente, a eficiência econômico-financeira desses contratos”, detalhou Fernanda Moreira.
Devido à interface do procedimento da 15ª PJC com o meio ambiente, o promotor Alberto Fonseca, titular da 4ª PJC, também foi convidado a participar da vistoria. “Diante do que foi constatado, vamos abrir dois inquéritos civis para colhermos mais informações e averiguarmos o motivo pelo qual essas unidades de saúde operam sem licença ambiental e uma delas sem o Plano de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde, o qual é fundamental para garantir segurança dos trabalhadores, proteção ao meio ambiente e minimizar riscos aos usuários”, salientou Alberto Fonseca.
Últimas notícias

Neymar é recebido com carinho por fãs e torcedores em hotel de Maceió

Ifal Maceió mantém atividades presenciais suspensas nesta quinta-feira (22) devido a fortes chuvas

Papel dos vereadores nas comunidades se destaca durante as chuvas

Prefeito Carlos tranquiliza população de Rio Largo e reforça ações emergenciais diante das fortes chuvas

Uncisal suspende atividades acadêmicas após fortes chuvas em Maceió

Comissão de Assuntos Sociais aprova projeto que garante acompanhamento familiar no tratamento do câncer de mama
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
