Ministério Público vistoria unidades de saúde e constata pendências na gestão de resíduos
As constatações foram dos promotores Fernanda Moreira, da Fazenda Pública Municipal, e Alberto Fonseca, de Defesa do Meio Ambiente
Duas unidades de saúde pública em Maceió visitadas pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), nesta quarta-feira (21), possuíam pendências na gestão de resíduos. Em uma delas, faltavam o Plano de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde e também a licença ambiental de operação, enquanto na outra, apesar de haver o Plano, não foi apresentada a licença.
As constatações foram dos promotores Fernanda Moreira, da Fazenda Pública Municipal, e Alberto Fonseca, de Defesa do Meio Ambiente. De acordo com a promotora, existe um procedimento na 15ª Promotoria de Justiça da Capital, da qual ela é a titular, que cuida da avaliação dos contratos que tratam da destinação dos resíduos sólidos gerados em Maceió. Uma das etapas dessa análise, segundo ela, é verificar as unidades de saúde.
“Analisamos questões contratuais no que se refere à coleta e destinação de resíduos de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e unidades de saúde em geral, para avaliarmos como a gestão é realizada, se prioriza melhorias para o usuário, o meio ambiente e, principalmente, a eficiência econômico-financeira desses contratos”, detalhou Fernanda Moreira.
Devido à interface do procedimento da 15ª PJC com o meio ambiente, o promotor Alberto Fonseca, titular da 4ª PJC, também foi convidado a participar da vistoria. “Diante do que foi constatado, vamos abrir dois inquéritos civis para colhermos mais informações e averiguarmos o motivo pelo qual essas unidades de saúde operam sem licença ambiental e uma delas sem o Plano de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde, o qual é fundamental para garantir segurança dos trabalhadores, proteção ao meio ambiente e minimizar riscos aos usuários”, salientou Alberto Fonseca.
Últimas notícias
Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
HGE registra 88 atendimentos no feriado do Dia do Servidor Público
Fapeal e Edufal lançam 24 títulos acadêmicos na Bienal de Alagoas
Lei Seca recupera ciclomotor com queixa de roubo/furto em Arapiraca
Andrei diz que PF sabia de megaoperação e é interrompido por Lewandowski
[Vídeo] Entenda a ação policial que deixou policial militar ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
