AMA alerta para risco de contaminação por leptospirose em cidades alagadas
Chuvas iniciaram no sábado (17)
 
                            Pessoas que tiveram contato com água das cheias e inundações, como as que atingem várias cidade alagoanas nos últimos dias, devem ficar atentas a possíveis sintomas de leptospirose. A recomendação de atenção também é válida para profissionais de saúde, no atendimento a pacientes. O alerta sobre o risco de contaminação é da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA. Segundo o assessor técnico, Aerton Lessa se houver contágio após oito dias os casos começam a aparecer e essa é a enfermidade mais grave, as diarréias muito comuns são mais facilmente combatidas.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada leptospira, presente na urina de ratos e de outros animais. É transmitida por água contaminada e pelo contato com a pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. “Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos em esgotos e bueiros mistura-se à enxurrada e à lama, fazendo com que qualquer pessoa que tenha contato com a água das chuvas ou o lodo contaminados possa ser atingida”, explica o assessor técnico de saúde.
O alerta destaca que no protocolo oficial do Ministério da Saúde até o momento não há evidências científicas conclusivas sobre os benefícios e riscos do uso de quimioprofilaxia para um grande contingente populacional, exposto ao risco de contaminação por ocasião de desastres climáticos, ou seja, até o momento, o tratamento é feito somente para pessoas que apresentem sintomas compatíveis com a doença.
Sinais e sintomas – A pessoa que apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo (especialmente nas panturrilhas) alguns dias depois de ter tocado água de enchente ou esgoto deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo. A leptospirose é uma doença curável, com tratamento e diagnóstico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante a notificação da suspeita para a Vigilância Epidemiológica Municipal. O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para o êxito da recuperação.
Baixe aqui o manual de manejo https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/leptospirose-diagnostico-manejo-clinico2.pdf
Veja também
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
![[Vídeo] Imagem da padroeira de São Luís do Quitunde não é coberta pelas águas da enchente](https://img.7segundos.com.br/o6ujZeNM2251VqDkXaj3XNaprdc=/176x180/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-23-at-111943.jpeg) 
                                             
                                             
                                            