São Luís do Quitunde contabiliza quase 2 mil pessoas afetadas pelas chuvas
Três municípios da Região Norte estão em estado de emergência por causa dos estragos
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informou que o município de São Luís do Quitunde contabiliza quase 2 mil pessoas afetadas pelas chuvas, sendo 1.588 desalojados e 386 desabrigados. Em todo o Estado são contabilizadas 3.170 pessoas desabrigadas e desalojadas. O governador em exercício de Alagoas, Ronaldo Lessa, assinou nesta quinta-feira (22), em Maceió, o decreto que reconhece a situação de emergência em seis municípios. O documento é válido por 181 dias.
De acordo com a Defesa Civil, o turístico município de São Miguel dos Milagres conta com 300 desalojados e 100 desabrigados. As cidades em situação de emergência são: São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagre, Rio Largo, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Esses municípios têm registrado grandes impactos, como alagamentos, desabrigados e prejuízos na infraestrutura.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, a assistência aos municípios afetados será dada por ordem de prioridade. “Todas as pessoas desabrigadas terão o apoio do Estado. É ordem de prioridade, vamos começar por São Luís do Quitunde, que é o mais afetado, teve até pista fechada [por causa da chuva]”, ressaltou.
Apesar da tendência de diminuição das chuvas em relação aos últimos dias, o solo permanece bastante encharcado em diversas áreas, mantendo o risco de elevação no nível de pequenos córregos e riachos, além de alagamentos em locais com falhas no sistema de drenagem urbana.
Com a decretação da situação de emergência, as prefeituras têm um prazo de até 10 dias para protocolar a documentação necessária junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), permitindo que sejam liberados recursos estaduais e federais para ações emergenciais e de reconstrução.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
