Alagoas

Governo de Alagoas decreta situação de emergência em seis municípios após fortes chuvas

Decreto foi assinado pelo governador em exercício, Ronaldo Lessa, nesta quinta (22)

Por 7Segundos 22/05/2025 15h03 - Atualizado em 22/05/2025 16h04
Governo de Alagoas decreta situação de emergência em seis municípios após fortes chuvas
Decreto estabelece situação anormal por um período de 180 dias para os municípios atingidos pelas chuvas - Foto: Edvan Ferreira / Agência Alagoas

O governador em exercício de Alagoas, Ronaldo Lessa, assinou nesta quinta-feira (22) o decreto que reconhece a situação de emergência em seis municípios do estado, devido às fortes chuvas que vêm causando transtornos e prejuízos à população. A assinatura do documento aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió.

O decreto estabelece situação anormal por um período de 180 dias para os municípios de Coqueiro Seco, Passo de Camaragibe, Rio Largo, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres e Marechal Deodoro. Essas cidades têm registrado grandes impactos, como alagamentos, desabrigados e prejuízos na infraestrutura.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Alagoas contabiliza 3.170 pessoas desabrigadas e desalojadas pelas chuvas, sendo São Luís do Quitunde um dos municípios mais impactados, com 1.588 desalojados e 386 desabrigados, seguido por São Miguel dos Milagres, com 300 desalojados e 100 desabrigados.

Apesar da tendência de diminuição das chuvas em relação aos últimos dias, o solo permanece bastante encharcado em diversas áreas, mantendo o risco de elevação no nível de pequenos córregos e riachos, além de alagamentos em locais com falhas no sistema de drenagem urbana.

Com a decretação da situação de emergência, as prefeituras têm um prazo de até 10 dias para protocolar a documentação necessária junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), permitindo que sejam liberados recursos estaduais e federais para ações emergenciais e de reconstrução.