Cultura

Vilas de São João em Maceió terão apresentações artísticas gratuitas; veja locais

Abertura dos espaços no Parque do Centenário e na Praça Gogó da Ema está prevista para o dia 5 de junho

Por 7Segundos 29/05/2025 16h04 - Atualizado em 29/05/2025 17h05
Vilas de São João em Maceió terão apresentações artísticas gratuitas; veja locais
Ilumina Maceió organiza Vila de São João no Parque Centenário e Praça Gogó da Ema - Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

Uma das festas mais aguardadas e queridas do ano está se aproximando. Para promover os festejos juninos, a Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), organiza a Vila de São João, evento que transforma o Parque do Centenário, no bairro Farol, e a Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, em espaços de tradição, valorização da cultura popular e de muita música.

Com a abertura prevista para o dia 5 de junho, as Vilas de São João contam com mais de 40 apresentações artísticas durante o mês de junho. Grupos musicais vão se apresentar todas as semanas, entre as quintas-feiras e domingos do mês, além dos dias 23 e 24, véspera e feriado de São João. As atrações musicais começam a partir das 18h30 e se estendem até as 21h30.

Serão quatro bandas diferentes, que vão se revezar entre os dois locais, com apresentação de forró tradicional para contagiar a todos os visitantes pelo arrasta-pé junino. As Vilas de São João são espaços temáticos, iluminados e ornamentados com decoração junina, gratuitos e abertos à população.

Além de valorizar a importância da cultura regional e oferecer opções de lazer e diversão para famílias, moradores e visitantes da cidade, a Vila de São João é um espaço de inclusão e acessibilidade. Uma das atrações do palco 360° instalado pela Ilumina Maceió é a bailarina cadeirante Gabriela Amorim, que promove a arte e inspiração através da dança. As apresentações da artista acontecem nos dias 8 e 21 de junho, no Parque Centenário, e nos dias 13 e 29 de junho, na Praça Gogó da Ema. Serão três aparições por noite, a cada meia hora, sempre a partir das 20h.

O diretor-presidente da Ilumina, Gutemberg de Melo, destacou a importância dos espaços. “As Vilas estão ficando lindas e são montadas para mostrar a importância das tradições e da cultura, oferecendo um ambiente para todas as pessoas. Tanto os materiais decorativos, quanto as atrações, incentivam o convívio, turismo e lazer, com espaços de encontro da cultura popular”, explicou.

Decoração


Unindo a tecnologia e elementos tradicionais do São João nordestino, a decoração da Vila no Parque do Centenário conta com uma fogueira gigante de luz com 8,5 metros de altura, além de uma tenda temática com palco para apresentações culturais, bodega cenográfica, igreja com confessionário, barraca do beijo, balões gigantes, ornamentos em formato de milho digital, um trio pé de serra iluminado em tamanho gigante, portais com temas juninos, balanço temático dos namorados e um milharal com espantalho em 3D.

Serviço:


O quê: Apresentações musicais no Parque Centenário

Quando: Quinta à domingo de Junho, e na véspera é feriado de São João

Hora: das 18h30 às 21h30

Apresentações da bailarina Gabriela Amorim

Parque do Centenário


08/06 - 20h20, 20h40, 21h

21/06 - às 20h, 20h30, 21h

Praça Gogó da Ema


13/06 - 20h, 20h30, 21h

29/06 - 20h, 20h30, 21h