Período chuvoso aumenta a presença de animais silvestres em áreas urbanas
IMA reforça a importância de agir com cautela no resgate e manejo dessas espécies ao encontrá-las
As chuvas intensas têm provocado o deslocamento de animais silvestres para áreas urbanas, colocando muitas espécies em risco. Na última semana, répteis feridos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Diante do aumento desses casos, veterinários e biólogos alertam para os cuidados ao encontrar ou manusear esses animais.
Entre os atendimentos recentes, houve o caso de cágados atropelados ao tentarem atravessar vias urbanas, que precisaram passar por um procedimento para a recuperação do casco. Segundo Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas, a presença desses animais nas cidades tem relação direta com o período chuvoso.
“Esses animais chegam ao Cetas em maior quantidade nesses períodos de chuva porque o aumento da vazão de rios e lagoas faz com que essas espécies comecem a aparecer em ambientes urbanos”, explica.
Outro registro que chamou a atenção dos técnicos do Cetas foi o de um filhote de jacaré-de-papo-amarelo, que chegou ao centro com marcas de facão na cauda. O animal apresentava sinais de agressão, o que reforça a preocupação com a reação de parte da população ao encontrar animais silvestres fora do habitat. Para os veterinários, o caso evidencia a importância de acionar os órgãos responsáveis em vez de agir por conta própria.
“Quando as pessoas se deparam com esses animais, elas podem sentir medo e acabar agredindo-os, achando que vão atacar. O ideal é ter muito cuidado e acionar o Batalhão de Polícia Ambiental para que seja feito o devido resgate”, conta a veterinária.
A população, ao se deparar com uma espécie silvestre em perigo ou circulando em vias urbanas, deve evitar o contato direto com o animal e acionar imediatamente o Batalhão de Polícia Ambiental. A equipe é capacitada para realizar o resgate com segurança, tanto para o animal quanto para as pessoas envolvidas. O contato pode ser feito pelo telefone (82) 3315-4325, que está disponível para atender esse tipo de ocorrência.
Veja também
Últimas notícias
Febre nos Estados Unidos, cruzeiros nudistas têm uma série de regras: uma delas válida só para homens
Leonardo Dias cumpre promessa e aprova Vem pra Cristo como patrimônio imaterial de Maceió
Viralizou: ao verem Ferrari, meninos abraçam e beijam o carro
Dicionário elege 'rage bait' como palavra do ano. Saiba o que é
Separados na juventude: reencontro de casal após 40 anos reacende amor
[Vídeo] Papagaios Chauás avançam para fase final antes da soltura em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
