Período chuvoso aumenta a presença de animais silvestres em áreas urbanas
IMA reforça a importância de agir com cautela no resgate e manejo dessas espécies ao encontrá-las
As chuvas intensas têm provocado o deslocamento de animais silvestres para áreas urbanas, colocando muitas espécies em risco. Na última semana, répteis feridos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Diante do aumento desses casos, veterinários e biólogos alertam para os cuidados ao encontrar ou manusear esses animais.
Entre os atendimentos recentes, houve o caso de cágados atropelados ao tentarem atravessar vias urbanas, que precisaram passar por um procedimento para a recuperação do casco. Segundo Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas, a presença desses animais nas cidades tem relação direta com o período chuvoso.
“Esses animais chegam ao Cetas em maior quantidade nesses períodos de chuva porque o aumento da vazão de rios e lagoas faz com que essas espécies comecem a aparecer em ambientes urbanos”, explica.
Outro registro que chamou a atenção dos técnicos do Cetas foi o de um filhote de jacaré-de-papo-amarelo, que chegou ao centro com marcas de facão na cauda. O animal apresentava sinais de agressão, o que reforça a preocupação com a reação de parte da população ao encontrar animais silvestres fora do habitat. Para os veterinários, o caso evidencia a importância de acionar os órgãos responsáveis em vez de agir por conta própria.
“Quando as pessoas se deparam com esses animais, elas podem sentir medo e acabar agredindo-os, achando que vão atacar. O ideal é ter muito cuidado e acionar o Batalhão de Polícia Ambiental para que seja feito o devido resgate”, conta a veterinária.
A população, ao se deparar com uma espécie silvestre em perigo ou circulando em vias urbanas, deve evitar o contato direto com o animal e acionar imediatamente o Batalhão de Polícia Ambiental. A equipe é capacitada para realizar o resgate com segurança, tanto para o animal quanto para as pessoas envolvidas. O contato pode ser feito pelo telefone (82) 3315-4325, que está disponível para atender esse tipo de ocorrência.
Veja também
Últimas notícias
Flávio Bolsonaro descumpre ordem de Moraes e não entrega passaporte à PF
Maragogi mantém tabu e rejeita o PT em disputas presidenciais desde 2010
Jovem se retrata após declarações discriminatórias durante comemoração política
Prefeitura reforça modernização da rede elétrica da UPA de Palmeira
PF cancela passaportes de Flávio Bolsonaro após decisão de Moraes
Arapiraca inaugura primeira escola de saúde pública do Estado
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
