Período chuvoso aumenta a presença de animais silvestres em áreas urbanas
IMA reforça a importância de agir com cautela no resgate e manejo dessas espécies ao encontrá-las
As chuvas intensas têm provocado o deslocamento de animais silvestres para áreas urbanas, colocando muitas espécies em risco. Na última semana, répteis feridos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Diante do aumento desses casos, veterinários e biólogos alertam para os cuidados ao encontrar ou manusear esses animais.
Entre os atendimentos recentes, houve o caso de cágados atropelados ao tentarem atravessar vias urbanas, que precisaram passar por um procedimento para a recuperação do casco. Segundo Ana Cecília, veterinária do IMA alocada no Cetas, a presença desses animais nas cidades tem relação direta com o período chuvoso.
“Esses animais chegam ao Cetas em maior quantidade nesses períodos de chuva porque o aumento da vazão de rios e lagoas faz com que essas espécies comecem a aparecer em ambientes urbanos”, explica.
Outro registro que chamou a atenção dos técnicos do Cetas foi o de um filhote de jacaré-de-papo-amarelo, que chegou ao centro com marcas de facão na cauda. O animal apresentava sinais de agressão, o que reforça a preocupação com a reação de parte da população ao encontrar animais silvestres fora do habitat. Para os veterinários, o caso evidencia a importância de acionar os órgãos responsáveis em vez de agir por conta própria.
“Quando as pessoas se deparam com esses animais, elas podem sentir medo e acabar agredindo-os, achando que vão atacar. O ideal é ter muito cuidado e acionar o Batalhão de Polícia Ambiental para que seja feito o devido resgate”, conta a veterinária.
A população, ao se deparar com uma espécie silvestre em perigo ou circulando em vias urbanas, deve evitar o contato direto com o animal e acionar imediatamente o Batalhão de Polícia Ambiental. A equipe é capacitada para realizar o resgate com segurança, tanto para o animal quanto para as pessoas envolvidas. O contato pode ser feito pelo telefone (82) 3315-4325, que está disponível para atender esse tipo de ocorrência.
Veja também
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
