Lula diz que Brasil 'vai defender sua Suprema Corte' sobre sanções a Moraes
Lula disse a jornalistas que o Brasil vai responder a uma eventual sanção contra o ministro do STF
O presidente Lula (PT) disse hoje que o Brasil vai defender a Suprema Corte e o ministro Alexandre de Moraes de eventuais sanções dos Estados Unidos. O magistrado está sob ameaça de sanção do governo americano por supostas violações aos direitos humanos.
O que aconteceu
Lula disse a jornalistas que o Brasil vai responder a uma eventual sanção contra o ministro do STF. Segundo o presidente, é "inadmissível" que um presidente de qualquer país do mundo "dê palpite em decisão da Suprema Corte de outro país"
O petista afirmou que os Estados Unidos precisam respeitar a integridade de outros países. "Se não concorda, silencie", afirmou. "O Brasil vai defender não só o seu ministro, mas também a sua Suprema Corte", afirmou.
Ele citou a taxação dos EUA a outros países como exemplo de respeito à soberania do país norte-americano. Segundo ele, a orientação foi negociar. É, se não for possível chegar a um acordo, discutir o tema na OMC [Organização Mundial do Comércio] ou impor a reciprocidade. "É isso que vai acontecer", afirmou. "O mundo tem regras civilizatórias para convivência", completou.
O multilateralismo foi uma das coisas mais extraordinárias criadas depois da Segunda Guerra Mundial. É importante a gente respeitar. E, como eu gosto de respeitar, gosto de ser respeitado. Por enquanto, o que temos são falas de pessoas. Mas pode ficar certo de que o Brasil vai defender não só o seu ministro, vai defender a Suprema Corte.
- Lula na entrevista hoje
Atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA é "lamentável", disse Lula. O petista criticou a articulação que o deputado licenciado tem feito ao longo dos últimos meses junto a parlamentares trumpistas para impor sanção a Alexandre de Moraes. "O que é lamentável é que um deputado brasileiro, filho do ex-presidente, está lá a convocar os Estados Unidos a se meter na política interna do Brasil. É isso que é grave. É isso que é uma prática terrorista. É isso que é uma prática antipatriótica."
Para Lula, Eduardo Bolsonaro "lambe botas" de Donald Trump. O petista chamou a atuação do filho do ex-presidente de "inaceitável". "Um cidadão que é deputado renuncia ao seu mandato, pede licença do mandato, para ficar tentando lamber as botas do Trump e de assessor do Trump pedindo intervenção na política brasileira. Não é possível aceitar isso."
Mais críticas a Eduardo. Lula também disse que as acusações de Eduardo Bolsonaro sobre suposta censura por parte do STF não eram feitas quando ele foi investigado, processado e condenado pela Corte. Para o presidente, falta o mínimo de bom senso. "Esse cidadão pensava isso quando mentiam ao meu respeito?"
O petista também afirmou que sempre respeitou as decisões judiciais enquanto era alvo de investigações. "Não vou ficar brigando com a Suprema Corte", disse Lula.
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
