Alfabetiza Maceió fortalece aprendizado de mais de 30 mil estudantes de escolas municipais
Iniciativa beneficia alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental em 86 unidades de ensino
A Prefeitura de Maceió segue dando passos importantes para garantir a alfabetização de crianças na idade certa. Com o programa Alfabetiza Maceió, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove uma ação estratégica voltada à melhoria da qualidade do ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental, beneficiando 31 mil estudantes matriculados do 1º ao 5º anos, em 86 escolas da capital alagoana.
O programa é fruto de uma parceria entre a Semed, a Associação Bem Comum e a Lyceum Consultoria, integrando as ações do Programa Educar para Valer. A iniciativa se destaca por ser uma cooperação técnica com foco na implantação de práticas qualitativas de administração escolar, alinhada a políticas públicas que visam o avanço da alfabetização em rede.
Entre os principais instrumentos do Alfabetiza Maceió está o Caderno de Fluência, material didático voltado ao aprimoramento da fluência em leitura dos estudantes para a melhoria da compreensão leitora; e os cadernos de Língua Portuguesa e Matemática para os anos iniciais, promovendo o desenvolvimento das competências de leitura, escrita e do raciocínio lógico.
Outro ponto de destaque é a formação continuada dos professores, que são capacitados para garantir que os alunos estejam plenamente alfabetizados até os sete anos de idade. A proposta é oferecer apoio pedagógico e administrativo, com base em evidências de sucesso, que podem ser observadas nas avaliações internas e nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares.
Desde a criação, em 2021, mais de 30 mil estudantes foram contemplados com o programa. A diretora escolar Januza Gomes destaca que toda a equipe pedagógica, professores e coordenadores receberam orientações sobre como aplicar o caderno em sala de aula, com base nas diretrizes pedagógicas da Semed. “Eles ficaram muito satisfeitos com a qualidade do conteúdo”, afirma.
O programa é regulamentado como política pública da rede municipal de ensino e representa um avanço concreto no compromisso com a aprendizagem na capital alagoana. O Alfabetiza Maceió não apenas entrega materiais e formações, mas visa consolidar uma cultura de alfabetização com qualidade, equidade e responsabilidade social.
Impactos
Edna Silva, professora do 5º ano do Ensino Fundamental, destaca que o material tem impacto direto na aprendizagem dos alunos. “Conseguimos criar o hábito da leitura, fazer revezamentos, incentivar a atenção e a escuta. Um aluno começa a ler, o outro continua. Se alguém erra, os colegas já corrigem”, explica.
Por outro lado, Maria Socorro Montenegro, professora do 2º ano do Ensino Fundamental, ressaltou o papel do caderno como incentivo ao gosto pela leitura. “Com a leitura diária, vemos a evolução. Muitos chegaram sem saber ler e hoje já identificam palavras e frases com mais facilidade. Nosso objetivo é que, até o fim do ano, todos estejam lendo com fluência e prazer”, diz.
As crianças também demonstram entusiasmo ao receber os cadernos. Jeovanio Almeida, aluno do 2º ano, recitou animado um trecho do livro e contou que o material o ajudou a ler melhor. “Ele me ajudou a ser melhor”, conclui.
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
