Paulo Dantas inaugura Serviço de Cardiopediatria e Cirurgia Pediátrica no Hospital do Coração
Implementação irá permitir procedimentos intervencionistas cardiopediátricos e cirurgias cardíacas pediátricas de alta complexidade em AL
O governador Paulo Dantas, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, inaugura, nesta quarta-feira (11) , às 13h00, o Serviço de Cardiopediatria e Cirurgia Pediátrica no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió. A nova unidade, com investimento do Tesouro Estadual de R$ 2.365.650,8, possibilitará a realização de procedimentos intervencionistas e cirurgias cardíacas pediátricas de alta complexidade no próprio estado.
Com essa iniciativa, a necessidade de transferir crianças com cardiopatia congênita para outros centros de referência diminuirá, garantindo tratamento mais rápido e eficiente em Alagoas. O Hospital do Coração Alagoano terá seis leitos de UTI Cardíaca Pediátrica e seis leitos de Enfermaria Cardíaca Pediátrica.
A nova unidade terá um ambulatório para atendimento pré e pós-cirúrgico. Estima-se que 240 procedimentos intervencionistas e cirúrgicos serão realizados anualmente. O acesso ao Serviço de Cardiopediatria e Cirurgia Pediátrica será feito pelo Sistema Estadual de Regulação (SisReg), onde as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) agendarão consultas e exames, e a Central Estadual de Regulação de Leitos vai coordenar a transferência de pacientes.
Em Alagoas, registram-se cerca de 50 mil nascidos vivos por ano. A prevalência de cardiopatias congênitas é de 1%, o que corresponde a aproximadamente 500 crianças com essa condição por ano no estado. Cardiopatias congênitas são malformações na estrutura ou função do coração que se desenvolvem durante a gestação. Essa condição é uma das principais causas de morte infantil e a terceira maior causa de óbito no período neonatal (primeiros 28 dias de vida).
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a implementação do Serviço de Cardiopediatria e Cirurgia Pediátrica irá ampliar e aperfeiçoar, ainda mais, o Hospital do Coração Alagoano. “É mais um serviço na Rede Pública de Saúde que mostra o compromisso do Governo do Estado com a ampliação de especialidades de saúde para o tratamento das nossas crianças cardiopatas e será fundamental para reduzirmos custos, evitando transferências para outros estados”, destacou o gestor da Sesau.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
