No Dia da Cardiopatia Congênita, Alexandre Ayres reforça proposta de cuidado a crianças afetadas
A data tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce
No Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, celebrado nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) reforçou seu compromisso com a saúde infantil e destacou o Projeto de Lei nº 1038/2024, de sua autoria, que propõe a criação de uma Política Estadual de Atenção Integral às Cardiopatias Congênitas em Alagoas.
A data tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento permanente de crianças nascidas com malformações cardíacas. Segundo o parlamentar, a iniciativa é essencial para garantir mais qualidade de vida e reduzir a mortalidade infantil no estado.
A proposta visa garantir atenção e cuidado integral a essas crianças, desde o período gestacional até o acompanhamento em longo prazo, assegurando que o atendimento ocorra de forma resolutiva, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto prevê a criação de protocolos específicos, ações de diagnóstico precoce, atendimento por equipes multiprofissionais e a implantação de um cadastro estadual de nascidos com diagnóstico de cardiopatia congênita.
“Cuidar do coração de uma criança é cuidar do futuro do nosso Estado. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem significar a diferença entre a vida e a morte nos primeiros meses de vida. Essa política é urgente, necessária e possível”, afirmou Ayres.
Na justificativa do projeto, o parlamentar destacou dados alarmantes sobre a prevalência e gravidade da cardiopatia congênita, que é considerada a malformação congênita mais comum entre os recém-nascidos. Estima-se que a condição atinja cerca de 1% dos nascidos vivos, sendo responsável por aproximadamente 10% dos óbitos infantis, ou seja, mortes ocorridas até o primeiro ano de vida.
As manifestações clínicas da doença são variadas: vão desde casos leves, como a comunicação interatrial, que costuma ser assintomática e pode se fechar espontaneamente, até quadros críticos e complexos, como a síndrome de hipoplasia do coração esquerdo, que exige intervenção cirúrgica ou procedimentos por cateterismo logo nos primeiros meses de vida, mesmo apresentando elevadas taxas de mortalidade, mesmo com tratamento adequado.
Diante desse cenário, o deputado reforça a urgência de aprimorar a estrutura pública de atendimento às crianças cardiopatas, promovendo uma rede que ofereça desde o diagnóstico precoce até o acompanhamento especializado ao longo do desenvolvimento infantil.
“É latente a necessidade de aperfeiçoar a atual assistência prestada às crianças com cardiopatias congênitas, de forma a reduzir a mortalidade e melhorar a eficiência do SUS. É por isso que apresento essa proposição, com a certeza de que cuidar dessas crianças é um dever do Estado”, destacou o deputado na justificativa do projeto.
Veja também
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
