Sexta-feira 13: por que a data ficou conhecida como o dia do azar?
Associada ao medo e às superstições, a data tem raízes na religião, na mitologia e na cultura pop
Cercada por mistério, superstições e até rituais, a sexta-feira 13 se tornou sinônimo de azar para muitos — embora, para outros, seja uma data carregada de energia e proteção. A origem dessa fama vem de uma mistura entre referências bíblicas, mitologia e a cultura pop, que transformou o dia em um símbolo de medo e cuidado.
A ligação entre o número 13 e a má sorte remonta à Bíblia, onde Judas, o traidor de Jesus, seria o 13º participante da Última Ceia. A crucificação de Cristo também ocorreu em uma sexta-feira, o que reforçou ainda mais a associação negativa. A cultura cristã ocidental disseminou essa ideia, segundo especialistas, enquanto outras culturas veem o 13 como símbolo de sorte.
Além da religião, a mitologia também contribuiu para o mito. Na tradição nórdica, por exemplo, o deus Loki causou o caos ao aparecer como o 13º convidado em um banquete de deuses, resultando na morte de um deles. Já em interpretações bíblicas menos conhecidas, acredita-se que eventos como a queda da Torre de Babel e a tentação de Adão e Eva também ocorreram em sextas-feiras 13.
Apesar da fama negativa, especialistas afirmam que a energia do dia é resultado daquilo que as pessoas acreditam. “A sexta-feira 13 tem uma egrégora criada por nossa própria crença coletiva”, disse a médium, bruxa e astróloga Eric Satine.
Últimas notícias
Mega-Sena, concurso 2.967: prêmio acumula e vai a R$ 130 milhões
Menina de quatro anos que desapareceu em região de mata é encontrada em MG
Homem é preso após polícia flagrar agressões contra mulher dentro de casa, na Jatiúca
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
