Câmara debate a importância do acesso da população ao Parque Municipal
Vereador Allan Pierre repercutiu em plenário a ação de reintegração de posse impetrada pela Casal

A preservação dos parques urbanos e a democratização ao acesso desses locais foi tema de discussão durante a sessão desta terça-feira (27). O debate foi levado ao plenário pelo vereador Allan Pierre, ao revelar que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), entrou com uma ação para reintegração de posse de uma área nas imediações do Parque Municipal, situado entre os bairros de Bebedouro e Chã da Jaqueira.
O parlamentar contextualizou que o requerimento da Casal nesta área próxima do Parque Municipal passa uma tubulação da companhia pelo sistema de abastecimento Catolé/Cardoso.
“A Casal usa ação de reintegração de posse, mas para o maceioense, esta área pertence ao Parque Municipal. Recentemente, a empresa Braskem indenizou a Casal em mais de R$ 100 milhões pelo sistema Catolé/Cardoso. A preocupação é que a cidade de Maceió tem crescido cada vez mais, e com poucas áreas de convívio. O Parque Municipal é o símbolo das áreas de convivência e preservação ambiental de nossa cidade. Se esta área for reintegrada para Casal, parte dessa área estará inutilizada pela população”, destacou Allan Pierre.
Para o vereador Rui Palmeira, o tema em debate é relevante, pois o Parque Municipal tem uma área de aproximadamente 40 hectares, sendo remanescente de mata atlântica.
“O Parque Municipal pertence ao povo de Maceió, e não a Casal. Entendo que a Casal está um pouco atrasada, já que apresentou uma ação de reintegração de posse após mais de 50 anos de concessão da região para o Município. Também precisamos dar uma atenção especial à área do antigo Eco Park [no bairro da Serraria], da área em Fernão Velho, na antiga Fábrica Carmem. Ou seja, Maceió precisa de mais áreas verdes”, disse Rui.
Para a vereadora Fátima Santiago, a intervenção sobre o Parque Municipal é importante, e precisa ser visitado com frequência por moradores de Maceió de todas as idades.
“Espero que o Parque Municipal seja reaberto rapidamente para que as pessoas conheçam a riqueza ambiental que lá existe. Acredito que a Prefeitura de Maceió, a população, a Câmara de Vereadores e o Ministério Público de Alagoas vão atuar para que a região continue sendo pública, e não privada”, argumentou a vereadora.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
