Agência internacional reconhece melhora nas finanças de AL e muda perspectiva de risco
Avaliação, que antes era negativa, passou a ser estável; Isso indica que o Estado tem conseguido organizar melhor suas contas e pode até ter a nota elevada nos próximos meses
A agência S&P Global, uma das mais respeitadas do mundo na avaliação da saúde financeira de governos e empresas, anunciou que Alagoas teve sua nota de risco mantida, mas com uma melhora importante na sua perspectiva. A avaliação, que antes era negativa, passou a ser estável. Isso indica que o Estado tem conseguido organizar melhor suas contas e pode até ter a nota elevada nos próximos meses.
A nota de Alagoas foi mantida em BB- na escala global e BrAA+ na escala nacional. A mudança, segundo a agência, se deve ao esforço do governo estadual para equilibrar o orçamento e melhorar a situação fiscal em 2024.
De acordo com a S&P, se o Estado continuar aumentando seus saldos orçamentários – ou seja, gastando menos do que arrecada – poderá ter a nota elevada entre 12 e 18 meses. A agência utiliza uma escala que vai de AAA (melhor nota, risco muito baixo) até D (risco de calote).

A expectativa da agência é que Alagoas mantenha esse caminho de equilíbrio nas contas, aumentando aos poucos sua reserva de dinheiro e controlando melhor o endividamento. A S&P também destaca que o Estado tem feito operações que ajudam a pagar menos juros sobre a dívida com o governo federal.
Outro ponto positivo foi a adoção de uma nova regra fiscal que limita o crescimento dos gastos do Estado à inflação do ano anterior e a parte do crescimento da arrecadação. Mesmo que essa regra ainda não esteja sendo aplicada totalmente, a agência entende que é um passo importante para garantir mais disciplina no uso do dinheiro público.
A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, afirmou que essa mudança de perspectiva mostra a confiança do mercado na capacidade de Alagoas manter uma situação fiscal mais segura e previsível. Segundo ela, o governo tem se esforçado para controlar os gastos, melhorar a economia do Estado e reduzir o custo da dívida, o que amplia a capacidade de investimento em áreas importantes.
Renata também destacou que essas ações contribuem para melhorar o planejamento financeiro e a execução de políticas públicas que podem trazer mais desenvolvimento econômico e social para Alagoas.
Últimas notícias
Programa Mulheres Construindo Sonhos capacita novo grupo em Penedo para o mercado de trabalho e o empreendedorismo
Novo binário de Arapiraca recebe projeto inovador em passeio de 4,6 km
Programa Visão Para Todos transforma a saúde ocular em Penedo
A pedido de Cabo Bebeto, ALE aprova reajuste de 6% para servidores estaduais
Rute Nezinho participa de inauguração de novos laboratórios, estação de energia solar e unidades móveis do Senac em Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca intensifica fiscalização contra poluição sonora no Centro e notifica 45 lojas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
