Agência internacional reconhece melhora nas finanças de AL e muda perspectiva de risco
Avaliação, que antes era negativa, passou a ser estável; Isso indica que o Estado tem conseguido organizar melhor suas contas e pode até ter a nota elevada nos próximos meses

A agência S&P Global, uma das mais respeitadas do mundo na avaliação da saúde financeira de governos e empresas, anunciou que Alagoas teve sua nota de risco mantida, mas com uma melhora importante na sua perspectiva. A avaliação, que antes era negativa, passou a ser estável. Isso indica que o Estado tem conseguido organizar melhor suas contas e pode até ter a nota elevada nos próximos meses.
A nota de Alagoas foi mantida em BB- na escala global e BrAA+ na escala nacional. A mudança, segundo a agência, se deve ao esforço do governo estadual para equilibrar o orçamento e melhorar a situação fiscal em 2024.
De acordo com a S&P, se o Estado continuar aumentando seus saldos orçamentários – ou seja, gastando menos do que arrecada – poderá ter a nota elevada entre 12 e 18 meses. A agência utiliza uma escala que vai de AAA (melhor nota, risco muito baixo) até D (risco de calote).

A expectativa da agência é que Alagoas mantenha esse caminho de equilíbrio nas contas, aumentando aos poucos sua reserva de dinheiro e controlando melhor o endividamento. A S&P também destaca que o Estado tem feito operações que ajudam a pagar menos juros sobre a dívida com o governo federal.
Outro ponto positivo foi a adoção de uma nova regra fiscal que limita o crescimento dos gastos do Estado à inflação do ano anterior e a parte do crescimento da arrecadação. Mesmo que essa regra ainda não esteja sendo aplicada totalmente, a agência entende que é um passo importante para garantir mais disciplina no uso do dinheiro público.
A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, afirmou que essa mudança de perspectiva mostra a confiança do mercado na capacidade de Alagoas manter uma situação fiscal mais segura e previsível. Segundo ela, o governo tem se esforçado para controlar os gastos, melhorar a economia do Estado e reduzir o custo da dívida, o que amplia a capacidade de investimento em áreas importantes.
Renata também destacou que essas ações contribuem para melhorar o planejamento financeiro e a execução de políticas públicas que podem trazer mais desenvolvimento econômico e social para Alagoas.
Últimas notícias

Trama golpista: Fux defende que caso seja analisado no plenário do STF ou em 1ª instância

Novo mosquito urbano ameaça expandir casos de malária no Brasil

Moradores do bairro Massaranduba reclamam de buracos na Av. Pedro Tertuliano, em Arapiraca
![[Vídeo] Polícia prende mulher por descumprir regras do regime semiaberto em Maceió](https://img.7segundos.com.br/H-v8f87TNb0jupKcSQWmfxnsMKY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-10-at-094857.jpeg)
[Vídeo] Polícia prende mulher por descumprir regras do regime semiaberto em Maceió

Acidente com animal solto volta a preocupar motoristas em Delmiro Gouveia

Novas medidas reforçam segurança jurídica e ampliam a regulamentação do mercado livre de gás em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
