Cibele Moura visita a Ufal para debater a implantação do critério regional
Visita ocorreu nesta segunda-feira (16)
A deputada estadual Cibele Moura visitou, nesta segunda-feira (16), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para tratar da implantação do critério regional na instituição. A parlamentar, autora da lei que estabelece o acréscimo de 10% na nota do Enem para estudantes alagoanos em processos seletivos de instituições públicas no estado, esteve acompanhada do professor Beto Brito durante a visita.
A pauta do encontro foi a possibilidade de efetivação do benefício na Ufal, uma das principais universidades do estado. O critério regional tem como objetivo valorizar os alunos que cursaram o ensino médio em Alagoas, ampliando as chances de ingresso no ensino superior e combatendo a evasão de talentos para outros estados.
“O critério regional é uma conquista histórica para a educação de Alagoas. A nossa juventude merece oportunidades justas e o reconhecimento da sua trajetória escolar. A lei do critério regional vem para equilibrar essa balança e garantir mais acesso à universidade pública”, destacou a deputada.
A proposta, sancionada em 2024, já está sendo implementada pelas instituições estaduais, como a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Com a articulação da deputada junto à Ufal, a expectativa é que o critério possa ser aplicado de maneiras alternativas na instituição de ensino.
Durante a visita, a deputada reforçou a importância da participação ativa do Parlamento na construção de políticas públicas educacionais e destacou o papel da Ufal como motor do desenvolvimento social, científico e econômico de Alagoas.
Últimas notícias
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
