Paulo Dantas triplica número de vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua
Governo articula saída de 28 famílias da Praça Sinimbu, em parceria com a Prefeitura
O Governo de Alagoas deu início à maior ação integrada já realizada no Estado, voltada ao acolhimento de pessoas em situação de rua.
Sob a liderança do governador Paulo Dantas, a operação articula políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde, habitação e segurança, com o objetivo de garantir dignidade, proteção e reinserção social para essa população.

O principal foco da ação foi Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, onde 28 famílias foram encaminhadas para acolhimento institucional e passaram a receber apoio social, em parceria com a Prefeitura de Maceió.

As obras de isolamento e revitalização da praça já foram iniciadas, promovendo mais segurança e urbanidade ao local. Além disso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) vai manter policiamento na praça para evitar que ocorram novas ocupações.
O Estado também já intensificou o trabalho do programa Ronda no Bairro e da Rede Acolhe da Casa de Direitos na região. Atualmente, o sistema de acolhimento dispõe de 280 vagas, sendo 160 ofertadas pelo Estado e 120 pelo município.
Com o novo plano, o Governo de Alagoas triplicará sua oferta, saltando para 480 vagas estaduais, elevando a capacidade total para 600 vagas.
Paralelamente, o Estado irá universalizar a concessão de aluguel social, no valor de R$ 800, para todas as pessoas cadastradas pelas equipes técnicas, além de ampliar a entrega de moradias definitivas, fortalecendo as políticas de habitação e estabilidade.
A saúde mental também é uma prioridade. Uma frente específica foi organizada para atender pessoas com transtornos mentais e dependência química, com mobilização da rede de atenção psicossocial estadual.
De acordo com a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Katia Born, foi mobilizada a rede psicossocial para oferecer tratamento contínuo e humanizado à população em situação de rua. "Acolher também é cuidar da saúde mental e dar condições reais de reconstrução de vida", enfatizou.
Segurança reforçada
A ação integrada envolve também o reforço da segurança pública. Entre os dias 9 e 18 de junho foram realizadas 102 abordagens policiais e 13 psicossociais, resultando na prisão de 19 pessoas — sendo 9 em flagrante e 10 por mandado judicial. A atuação reforça o caráter estratégico da ação, garantindo que o acolhimento caminhe junto com a promoção da ordem pública.
Setor produtivo
O setor empresarial também apoia a iniciativa. "A ação do Governo de Alagoas é fundamental não apenas para garantir segurança aos maceioenses e visitantes do Centro e da orla, mas também para criar um ambiente mais favorável à economia, especialmente aos bares, restaurantes e ao turismo", disse o presidente da Abrasel em Alagoas, Marcus Batalha. *
Ação transversal
A operação tem participação direta das secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Prevenção à Violência (Seprev), Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e Trabalho e Emprego (Seteq).
Últimas notícias
Teca Nelma reúne juventude no sertão para debater políticas públicas
Dois suspeitos confessam roubo de joias da coroa francesa no Louvre
Mães de mortos questionam operação no Rio: “Arrancaram o braço dele"
Lula ficou "estarrecido" com número de mortos no Rio, diz Lewandowski
HGE registra 88 atendimentos no feriado do Dia do Servidor Público
Fapeal e Edufal lançam 24 títulos acadêmicos na Bienal de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
