Paulo Dantas triplica número de vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua
Governo articula saída de 28 famílias da Praça Sinimbu, em parceria com a Prefeitura

O Governo de Alagoas deu início à maior ação integrada já realizada no Estado, voltada ao acolhimento de pessoas em situação de rua.
Sob a liderança do governador Paulo Dantas, a operação articula políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde, habitação e segurança, com o objetivo de garantir dignidade, proteção e reinserção social para essa população.

O principal foco da ação foi Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, onde 28 famílias foram encaminhadas para acolhimento institucional e passaram a receber apoio social, em parceria com a Prefeitura de Maceió.

As obras de isolamento e revitalização da praça já foram iniciadas, promovendo mais segurança e urbanidade ao local. Além disso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) vai manter policiamento na praça para evitar que ocorram novas ocupações.
O Estado também já intensificou o trabalho do programa Ronda no Bairro e da Rede Acolhe da Casa de Direitos na região. Atualmente, o sistema de acolhimento dispõe de 280 vagas, sendo 160 ofertadas pelo Estado e 120 pelo município.
Com o novo plano, o Governo de Alagoas triplicará sua oferta, saltando para 480 vagas estaduais, elevando a capacidade total para 600 vagas.
Paralelamente, o Estado irá universalizar a concessão de aluguel social, no valor de R$ 800, para todas as pessoas cadastradas pelas equipes técnicas, além de ampliar a entrega de moradias definitivas, fortalecendo as políticas de habitação e estabilidade.
A saúde mental também é uma prioridade. Uma frente específica foi organizada para atender pessoas com transtornos mentais e dependência química, com mobilização da rede de atenção psicossocial estadual.
De acordo com a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Katia Born, foi mobilizada a rede psicossocial para oferecer tratamento contínuo e humanizado à população em situação de rua. "Acolher também é cuidar da saúde mental e dar condições reais de reconstrução de vida", enfatizou.
Segurança reforçada
A ação integrada envolve também o reforço da segurança pública. Entre os dias 9 e 18 de junho foram realizadas 102 abordagens policiais e 13 psicossociais, resultando na prisão de 19 pessoas — sendo 9 em flagrante e 10 por mandado judicial. A atuação reforça o caráter estratégico da ação, garantindo que o acolhimento caminhe junto com a promoção da ordem pública.
Setor produtivo
O setor empresarial também apoia a iniciativa. "A ação do Governo de Alagoas é fundamental não apenas para garantir segurança aos maceioenses e visitantes do Centro e da orla, mas também para criar um ambiente mais favorável à economia, especialmente aos bares, restaurantes e ao turismo", disse o presidente da Abrasel em Alagoas, Marcus Batalha. *
Ação transversal
A operação tem participação direta das secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Prevenção à Violência (Seprev), Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e Trabalho e Emprego (Seteq).
Últimas notícias

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
