Pescador 'fisga' e ajuda filhote de onça a atravessar rio no Pantanal
Filhote foi encontrado na junção entre os rios Miranda e Paraguai, ao lado da mãe e irmão

Sabe aquela história que todos dizem ser de pescador? O empresário Vanderlei da Silva Rosa tem uma para contar e se orgulha dela. Ele ‘fisgou’ um filhote de onça-pintada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas calma que foi por uma boa causa. O filhote foi encontrado no meio do rio e, cansado, ele teve ajuda para chegar até a margem.
Vanderlei é de Ibaté (SP) e ao menos uma vez por ano viaja para o Pantanal de Mato Grosso do Sul para praticar o hobby de pescar. Ele conta que já foi duas vezes para a região de Corumbá (MS), mas na semana passada (13), viveu uma experiência única.
“Um fato que vai marcar por toda a nossa história de pescador amador que gosta de ir a lazer para o Pantanal. Vi toda aquela natureza que tem lá e nós somos premiados dessa vez”, explicou.
Vanderlei estava com um amigo pescador e quando voltavam da pescaria, mais precisamente na junção do Rio Miranda com o Rio Paraguai, avistaram uma onça com dois filhotes.
“Quando passaram alguns barcos na nossa frente, os filhotes trocaram a direção. Um foi para o sapé e o outro foi em direção ao Rio Paraguai. Lá tem uma correnteza e com certeza ele ia extraviar da mãe, aí só sobrou alternativa de tentar ajudar”, lembra.
Os pescadores agiram de forma amadora para tentar salvar o filhote, que já aparentava estar cansado. O animal se agarrou em uma rede e foi levado até às margens do rio na direção em que a mãe foi avistada, cerca de 30 metros.
“Com certeza o bichinho se salvou, a oncinha estava muito cansada, mas graças a Deus que deu tudo certo”, disse.
O outro filhote, segundo o pescador, também conseguiu se salvar, após seguir a mãe.
Parte do vídeo, postado nas redes sociais, viralizou e teve mais de 200 comentários e mais de 240 mil reproduções. Nas imagens, ainda é possível ouvir o outro pescador dizendo que ‘ganharam a pescaria’.
O biólogo Henrique Abrahão Charles analisou as imagens e informou que sim, o final é feliz. Segundo ele, há chance de mais de 90% do filhote reencontrar a mãe.
“O filhote chama a mãe, ele sabe. A mãe não abandona o filhote. Eles se comunicam. A onça tem olfato muito poderoso, boa audição e visão excelente. Existem métodos de vocalização do filhote. Ela vai procurar por ele, ele vai chamar por ela”, explicou, dizendo ainda que ficou emocionado com o vídeo.
Últimas notícias

Corpo do sexo masculino é encontrado boiando no Pontal da Barra

Alagoas aumenta em 45% o número de crianças alfabetizadas na idade certa

Residência abandonada pega fogo na Ponta da Terra, em Maceió

Justiça nega pedido de suspensão de demarcação da terra indígena Xukuru-Kariri

Secretaria de Saúde alerta para casos graves de síndrome respiratória grave e febres hemorrágicas

Mulher em situação de rua é encontrada morta no antigo Clube dos Fumicultores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
