Pescador 'fisga' e ajuda filhote de onça a atravessar rio no Pantanal
Filhote foi encontrado na junção entre os rios Miranda e Paraguai, ao lado da mãe e irmão
Sabe aquela história que todos dizem ser de pescador? O empresário Vanderlei da Silva Rosa tem uma para contar e se orgulha dela. Ele ‘fisgou’ um filhote de onça-pintada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas calma que foi por uma boa causa. O filhote foi encontrado no meio do rio e, cansado, ele teve ajuda para chegar até a margem.
Vanderlei é de Ibaté (SP) e ao menos uma vez por ano viaja para o Pantanal de Mato Grosso do Sul para praticar o hobby de pescar. Ele conta que já foi duas vezes para a região de Corumbá (MS), mas na semana passada (13), viveu uma experiência única.
“Um fato que vai marcar por toda a nossa história de pescador amador que gosta de ir a lazer para o Pantanal. Vi toda aquela natureza que tem lá e nós somos premiados dessa vez”, explicou.
Vanderlei estava com um amigo pescador e quando voltavam da pescaria, mais precisamente na junção do Rio Miranda com o Rio Paraguai, avistaram uma onça com dois filhotes.
“Quando passaram alguns barcos na nossa frente, os filhotes trocaram a direção. Um foi para o sapé e o outro foi em direção ao Rio Paraguai. Lá tem uma correnteza e com certeza ele ia extraviar da mãe, aí só sobrou alternativa de tentar ajudar”, lembra.
Os pescadores agiram de forma amadora para tentar salvar o filhote, que já aparentava estar cansado. O animal se agarrou em uma rede e foi levado até às margens do rio na direção em que a mãe foi avistada, cerca de 30 metros.
“Com certeza o bichinho se salvou, a oncinha estava muito cansada, mas graças a Deus que deu tudo certo”, disse.
O outro filhote, segundo o pescador, também conseguiu se salvar, após seguir a mãe.
Parte do vídeo, postado nas redes sociais, viralizou e teve mais de 200 comentários e mais de 240 mil reproduções. Nas imagens, ainda é possível ouvir o outro pescador dizendo que ‘ganharam a pescaria’.
O biólogo Henrique Abrahão Charles analisou as imagens e informou que sim, o final é feliz. Segundo ele, há chance de mais de 90% do filhote reencontrar a mãe.
“O filhote chama a mãe, ele sabe. A mãe não abandona o filhote. Eles se comunicam. A onça tem olfato muito poderoso, boa audição e visão excelente. Existem métodos de vocalização do filhote. Ela vai procurar por ele, ele vai chamar por ela”, explicou, dizendo ainda que ficou emocionado com o vídeo.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
