Pescador 'fisga' e ajuda filhote de onça a atravessar rio no Pantanal
Filhote foi encontrado na junção entre os rios Miranda e Paraguai, ao lado da mãe e irmão
Sabe aquela história que todos dizem ser de pescador? O empresário Vanderlei da Silva Rosa tem uma para contar e se orgulha dela. Ele ‘fisgou’ um filhote de onça-pintada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas calma que foi por uma boa causa. O filhote foi encontrado no meio do rio e, cansado, ele teve ajuda para chegar até a margem.
Vanderlei é de Ibaté (SP) e ao menos uma vez por ano viaja para o Pantanal de Mato Grosso do Sul para praticar o hobby de pescar. Ele conta que já foi duas vezes para a região de Corumbá (MS), mas na semana passada (13), viveu uma experiência única.
“Um fato que vai marcar por toda a nossa história de pescador amador que gosta de ir a lazer para o Pantanal. Vi toda aquela natureza que tem lá e nós somos premiados dessa vez”, explicou.
Vanderlei estava com um amigo pescador e quando voltavam da pescaria, mais precisamente na junção do Rio Miranda com o Rio Paraguai, avistaram uma onça com dois filhotes.
“Quando passaram alguns barcos na nossa frente, os filhotes trocaram a direção. Um foi para o sapé e o outro foi em direção ao Rio Paraguai. Lá tem uma correnteza e com certeza ele ia extraviar da mãe, aí só sobrou alternativa de tentar ajudar”, lembra.
Os pescadores agiram de forma amadora para tentar salvar o filhote, que já aparentava estar cansado. O animal se agarrou em uma rede e foi levado até às margens do rio na direção em que a mãe foi avistada, cerca de 30 metros.
“Com certeza o bichinho se salvou, a oncinha estava muito cansada, mas graças a Deus que deu tudo certo”, disse.
O outro filhote, segundo o pescador, também conseguiu se salvar, após seguir a mãe.
Parte do vídeo, postado nas redes sociais, viralizou e teve mais de 200 comentários e mais de 240 mil reproduções. Nas imagens, ainda é possível ouvir o outro pescador dizendo que ‘ganharam a pescaria’.
O biólogo Henrique Abrahão Charles analisou as imagens e informou que sim, o final é feliz. Segundo ele, há chance de mais de 90% do filhote reencontrar a mãe.
“O filhote chama a mãe, ele sabe. A mãe não abandona o filhote. Eles se comunicam. A onça tem olfato muito poderoso, boa audição e visão excelente. Existem métodos de vocalização do filhote. Ela vai procurar por ele, ele vai chamar por ela”, explicou, dizendo ainda que ficou emocionado com o vídeo.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
