Moraes pede 17 anos de prisão a homem que furtou bola assinada por Neymar
Acusado assumiu ter participado de atos do 8 de Janeiro, mas afirmou ter levado o objeto para preservá-lo e depois devolvê-lo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira, 20, pela condenação de Nelson Ribeiro Fonseca Junior a dezessete anos de prisão — no regime inicial fechado por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. Além de participar dos distúrbios, o réu é acusado de furtar uma bola de futebol autografada pelo jogador Neymar, que fazia parte do acervo da Câmara dos Deputados.
O réu, em sua defesa, apontou incompetência do STF para julgar o caso — diante do fato de ele não ter foro privilegiado –, inépcia da peça acusatória e ausência de pressuposto processual. Há no relatório do voto citação de que Fonseca Junior se apresentou voluntariamente à Polícia Militar de Sorocaba, interior paulista, no dia 28 de janeiro de 2023, “com o fim de devolver a bola de de futebol assinada por Neymar da Silva Santos Júnior, subtraída do Congresso Nacional durante os atos de 8 de Janeiro”. Ele, então, foi conduzido à Polícia Federal para esclarecimentos.
Moraes é o primeiro a votar por ser o relator dos processos do 8 de Janeiro. Ainda faltam os votos de Carmen Lúcia, Luiz Fux, Flávio Dino e Cristiano Zanin.
Ainda segundo informações dos autos, Fonseca Junior admitiu ter participado da invasão da Praça dos Três Poderes. “Descreveu que, no interior do edifício, encontrou a bola de futebol no chão, já retirada do recipiente de proteção. Disse ter se apossado do objeto para protegê-lo e devolvê-lo posteriormente, pois, naquele momento, as autoridades de segurança impediram a restituição”, segundo consta na Ação Penal 2422/DF.
Para Moraes, “está comprovado, tanto pela ampla investigação realizada pela Polícia Federal quanto pelas provas constantes dos autos — em especial pela admissão do próprio réu, em juízo, que esteve presente no interior da Câmara dos Deputados e de lá subtraiu uma bola de futebol autografada, que Nelson Ribeiro Fonseca Junior participou ativamente das manifestações antidemocráticas que antecederam os eventos de 8 de janeiro de 2023, aderindo, desde então, ao intento golpista”, registrou em seu voto.
De acordo com a Câmara dos Deputados, o presente foi dado ao Poder Legislativo pela delegação do Santos que participou de uma sessão solene em comemoração do centenário do clube, em 10 de abril de 2012.
O presidente russo Vladimir Putin fez um forte alerta para o risco de uma terceira guerra mundial. Ele foi questionado sobre o assunto em um fórum e afirmou que o risco “está crescendo bem diante dos nossos olhos”. Putin disse que existe um potencial muito grande de conflitos. “Estou falando sem ironia e sem brincadeira”, afirmou. No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a passar mal e cancelou agenda em Goiás.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
