Rafael Brito aprova PL que garante acompanhamento para alunos com transtornos
Deputado preside a Frente Parlamentar Mista no Congresso Nacional, definiu a aprovação do Projeto de Lei nº 5185/2019 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados
Um marco no direito à educação inclusiva, foi dessa forma que o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), que preside a Frente Parlamentar Mista no Congresso Nacional, definiu a aprovação do Projeto de Lei nº 5185/2019 na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O PL prevê o acompanhamento educacional integral a estudantes do ensino superior diagnosticados com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros transtornos específicos de aprendizagem.
A iniciativa busca assegurar que esses estudantes tenham seus direitos reconhecidos desde o diagnóstico, com acesso a estratégias pedagógicas diferenciadas e apoio especializado. “A educação deve ser inclusiva e acolher a diversidade de formas de aprender. O PL 5185/2019 é uma resposta concreta aos estudantes que lutam diariamente para se qualificar e entrar no mercado de trabalho por meio de um curso superior”, afirmou Rafael Brito, que é relator do projeto.
A proposta estabelece ainda que os sistemas de ensino devem promover a capacitação de professores e gestores, além de garantir o acompanhamento de trabalhos de conclusão de curso por professores capacitados para lidar com necessidades específicas do orientando.
Outra medida abordada pelo projeto de lei, são as garantias na seleção para concurso público. São elas: até uma hora a mais para fazer as provas, profissional ledor para auxiliar na leitura, profissional transcritor para auxiliar na escrita e no preenchimento do cartão-resposta, sala diferenciada para os que solicitarem ledor ou transcritor e a correção da prova por matriz específica, realizada por profissionais especializados.
Com o apoio de entidades da área da educação, o PL 5185/2019 já mobiliza parlamentares e especialistas para garantir sua aprovação nas comissões e, futuramente, no plenário da Câmara. “Não se trata apenas de garantir o acesso à formação, mas de assegurar permanência, desenvolvimento e sucesso escolar para todos”, reforçou o deputado alagoano.
Acompanhe a tramitação do PL 5185/2019 por meio do link abaixo:
https://www.camara.leg.br/prop...
Veja também
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
