Junho choveu 41% acima do esperado para todo o mês, ocorrências somam 217
Volume de chuva esperado para julho é de 270 mm

O mês de junho é o mais chuvoso na capital alagoana de acordo com a Normal Climática. Para todo o mês, o esperado era um volume de chuva de 323 mm, e choveu até agora 457 mm, o que representa 41% a mais do que estava previsto.
Foram registradas durante todo o mês 217 ocorrências e, nos seis primeiros meses deste ano, o órgão registrou 1.793 chamados. Edificação com problema de estrutura foi a ocorrência com maior quantidade, chegando a 545 registros, seguida de ameaça de deslizamento de solo, com 296 chamados.
“Apesar do volume alto de chuvas e um número expressivo de ocorrências neste primeiro semestre, não tivemos acidentes graves. Isso reflete o impacto do trabalho preventivo e a consciência da população em deixar os locais de risco nos dias de fortes chuvas”, expõe Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
O mês de maio também registrou um número maior de chuva, que ultrapassou o que era previsto para o mês em 75% e o número de ocorrências foi de 1.148. Para o mês de julho a previsão indica um volume 270 mm, e a Defesa Civil de Maceió segue monitorando as condições meteorológicas, como também atendendo ocorrências nas áreas de risco de toda a capital.
“Nosso trabalho não para. Todos os dias temos equipes nas ruas, orientando a população e realizando os encaminhamentos necessários para cada caso. Temos a missão de trazer mais segurança para a população e salvar vidas”, acrescenta o coordenador-geral.
Nos últimos 15 dias, o órgão registrou um número de 52 pessoas desalojadas, que tiveram que deixar suas casas temporariamente e abrigaram-se na casa de parentes.
Previsão
Para esta segunda-feira (30), a previsão indica intercorrência de nuvens com possibilidades de pancadas de chuvas de intensidade variável ao longo do dia, e para amanhã (1), sol entre nuvens de bom tempo, com a possibilidade de chuvas isoladas ao fim do dia e durante a noite.
As boias da bacia do Rio Mundaú estão em nível de observação, mas não indicam, até o momento, possibilidade de inundação. O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), continua acompanhando a situação para, em caso de necessidade, emitir alertas.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
