Junho choveu 41% acima do esperado para todo o mês, ocorrências somam 217
Volume de chuva esperado para julho é de 270 mm

O mês de junho é o mais chuvoso na capital alagoana de acordo com a Normal Climática. Para todo o mês, o esperado era um volume de chuva de 323 mm, e choveu até agora 457 mm, o que representa 41% a mais do que estava previsto.
Foram registradas durante todo o mês 217 ocorrências e, nos seis primeiros meses deste ano, o órgão registrou 1.793 chamados. Edificação com problema de estrutura foi a ocorrência com maior quantidade, chegando a 545 registros, seguida de ameaça de deslizamento de solo, com 296 chamados.
“Apesar do volume alto de chuvas e um número expressivo de ocorrências neste primeiro semestre, não tivemos acidentes graves. Isso reflete o impacto do trabalho preventivo e a consciência da população em deixar os locais de risco nos dias de fortes chuvas”, expõe Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
O mês de maio também registrou um número maior de chuva, que ultrapassou o que era previsto para o mês em 75% e o número de ocorrências foi de 1.148. Para o mês de julho a previsão indica um volume 270 mm, e a Defesa Civil de Maceió segue monitorando as condições meteorológicas, como também atendendo ocorrências nas áreas de risco de toda a capital.
“Nosso trabalho não para. Todos os dias temos equipes nas ruas, orientando a população e realizando os encaminhamentos necessários para cada caso. Temos a missão de trazer mais segurança para a população e salvar vidas”, acrescenta o coordenador-geral.
Nos últimos 15 dias, o órgão registrou um número de 52 pessoas desalojadas, que tiveram que deixar suas casas temporariamente e abrigaram-se na casa de parentes.
Previsão
Para esta segunda-feira (30), a previsão indica intercorrência de nuvens com possibilidades de pancadas de chuvas de intensidade variável ao longo do dia, e para amanhã (1), sol entre nuvens de bom tempo, com a possibilidade de chuvas isoladas ao fim do dia e durante a noite.
As boias da bacia do Rio Mundaú estão em nível de observação, mas não indicam, até o momento, possibilidade de inundação. O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), continua acompanhando a situação para, em caso de necessidade, emitir alertas.
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
