Junho choveu 41% acima do esperado para todo o mês, ocorrências somam 217
Volume de chuva esperado para julho é de 270 mm
O mês de junho é o mais chuvoso na capital alagoana de acordo com a Normal Climática. Para todo o mês, o esperado era um volume de chuva de 323 mm, e choveu até agora 457 mm, o que representa 41% a mais do que estava previsto.
Foram registradas durante todo o mês 217 ocorrências e, nos seis primeiros meses deste ano, o órgão registrou 1.793 chamados. Edificação com problema de estrutura foi a ocorrência com maior quantidade, chegando a 545 registros, seguida de ameaça de deslizamento de solo, com 296 chamados.
“Apesar do volume alto de chuvas e um número expressivo de ocorrências neste primeiro semestre, não tivemos acidentes graves. Isso reflete o impacto do trabalho preventivo e a consciência da população em deixar os locais de risco nos dias de fortes chuvas”, expõe Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
O mês de maio também registrou um número maior de chuva, que ultrapassou o que era previsto para o mês em 75% e o número de ocorrências foi de 1.148. Para o mês de julho a previsão indica um volume 270 mm, e a Defesa Civil de Maceió segue monitorando as condições meteorológicas, como também atendendo ocorrências nas áreas de risco de toda a capital.
“Nosso trabalho não para. Todos os dias temos equipes nas ruas, orientando a população e realizando os encaminhamentos necessários para cada caso. Temos a missão de trazer mais segurança para a população e salvar vidas”, acrescenta o coordenador-geral.
Nos últimos 15 dias, o órgão registrou um número de 52 pessoas desalojadas, que tiveram que deixar suas casas temporariamente e abrigaram-se na casa de parentes.
Previsão
Para esta segunda-feira (30), a previsão indica intercorrência de nuvens com possibilidades de pancadas de chuvas de intensidade variável ao longo do dia, e para amanhã (1), sol entre nuvens de bom tempo, com a possibilidade de chuvas isoladas ao fim do dia e durante a noite.
As boias da bacia do Rio Mundaú estão em nível de observação, mas não indicam, até o momento, possibilidade de inundação. O Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), continua acompanhando a situação para, em caso de necessidade, emitir alertas.
Últimas notícias
Prefeitura de Porto de Pedras estima gastar toda receita de mais de R$ 156 milhões em 2026
Assistência Jurídica em Girau do Ponciano devolve direitos sociais de forma gratuita à população
Caminhão de lixo tomba na orla da Ponta Verde e gari fica ferido
Adolescente é baleado e morre após queda de moto em São Miguel dos Campos
Vigilância Sanitária de Maceió interdita fábrica de bolos no bairro Santa Lúcia
Polícia prende suspeito de tentativa de feminicídio contra grávida em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
