Operação para retirar ônibus que caiu na Serra da Barriga é concluída neste sábado (5)
Na nova fase da investigação, as partes do veículo serão periciados pelo Instituto de Criminalística para apurar causas do acidente

Após mais de uma semana de intensos trabalhos, foi concluída na manhã deste sábado (5) a operação para remoção do ônibus que caiu em uma ribanceira na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, Alagoas. A confirmação do encerramento foi feita pela Polícia Científica do estado.
O veículo, envolvido em um trágico acidente ocorrido em 24 de novembro de 2024, será encaminhado ao pátio da Polícia Civil no município de Rio Largo, onde passará por uma perícia detalhada. A tragédia deixou 20 mortos e dezenas de feridos entre os 48 passageiros que seguiam para o evento turístico “Pôr do Sol na Serra”.

A retirada do ônibus mobilizou uma força-tarefa composta por equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL), das polícias Civil e Científica e uma empresa terceirizada responsável pelos guinchos contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Devido à complexidade do terreno — uma área de mata fechada e íngreme, com cerca de 200 metros de profundidade —, os técnicos optaram por dividir o ônibus em duas partes para viabilizar a remoção.
A primeira parte do veículo foi retirada na quarta-feira (2), quando o trecho traseiro foi cortado e içado até um ponto de apoio no alto da serra. A segunda parte, considerada essencial para os trabalhos periciais, foi resgatada na noite de sexta-feira (4).

Os peritos criminais Marcelo Velez e Nivaldo Cantuária, com o apoio de um mecânico, iniciarão nesta semana a análise técnica dos sistemas de freios, suspensão, direção, transmissão e outros componentes essenciais. O objetivo é identificar as causas do acidente, que até então não puderam ser completamente investigadas devido à posição em que o veículo permaneceu desde novembro.
A operação de resgate, iniciada em 25 de junho, envolveu o uso de guinchos, cabos de aço, maquinário pesado e especialistas em resgate de veículos de grande porte. A conclusão dos trabalhos marca um passo importante para o esclarecimento do caso e possível responsabilização dos envolvidos.
Veja também
Últimas notícias

FPI em comunidades tradicionais: relatos reforçam urgência em saúde e educação em Pão de Açúcar

Prefeitura de Penedo lança portal digital 'Conecta Penedo' para serviços municipais

Alfredo Gaspar é designado como relator da CPMI do INSS

Posto de saúde é investigado por cobrar exames gratuitos em Campestre

Grupo acusado de criar 'tribunal do crime' é preso após execuções em cidades do Agreste de Alagoas

Brisa do Lago recebe serviços do Viver Melhor na Comunidade nesta sexta-feira (22)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
