Política

Lula recebe Lira, JHC e Renan para oficializar indicação de Marluce Caldas ao STJ

Após meses de espera, a tia do prefeito de Maceió foi escolhida para a vaga no Judiciário

Por Felipe Ferreira 11/07/2025 08h08 - Atualizado em 11/07/2025 10h10
Lula recebe Lira, JHC e Renan para oficializar indicação de Marluce Caldas ao STJ
O encontro entre Lula, Marluce, Lira e JHC aconteceu em Brasília - Foto: Divulgação/Assessoria

O presidente Lula (PT) recebeu, na noite dessa quinta-feira (10) no Palácio da Alvorada, representantes dos dois principais grupos políticos de Alagoas — rivais entre si — para oficializar a indicação da procuradora alagoana, Marluce Caldas, como ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No encontro, relatado como amistoso, estavam o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e o prefeito de Maceió, JHC (PL), segundo apuração do Metrópoles.

A reunião serviu para selar o acordo feito pelas partes em torno das eleições de 2026 e oficializar a indicação da tia de JHC. Dentre as promessas do prefeito, está a troca de partido e o compromisso em apoiar Lira e Calheiros ao Senado.

Com o fim da novela “Marluce Caldas”, Arthur Lira volta agora a dar sequência ao andamento do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$5 mil. A matéria de interesse de Lula foi usada como barganha pelo alagoano nas articulações.

Agora, a expectativa é que JHC não dispute as eleições do próximo ano e que Renan Filho retorne ao Palácio República dos Palmares. No entanto, nos bastidores, há quem acredite que JHC pode entrar na disputa eleitoral e que Renan prefira ficar em Brasília.