Mundo

Apresentadora de TV na Síria se assusta com explosão de bomba durante ataque de Israel

A ação faz parte de uma série de ataques aéreos israelenses na província de Suwayda, no sul da Síria

Por 7Segundos 16/07/2025 17h05
Apresentadora de TV na Síria se assusta com explosão de bomba durante ataque de Israel
Reação da apresentadora ao ouvir barulho provocado por explosão de bomba na Síria - Foto: Reprodução/Internet

Uma apresentadora de TV do canal Al-Bousala Al-Souriya se assustou nesta quarta-feira (16) com o ataque aéreo israelense que atingiu o Complexo do Estado-Maior do Exército Sírio, em Damasco, e deixou pelo menos 18 pessoas feridas.

A ação faz parte de uma série de ataques aéreos israelenses na província de Suwayda, no sul da Síria, onde conflitos entre as comunidades drusa e beduína têm se intensificado.

A apresentadora de TV se assustou no momento em que o complexo do Exército Sírio foi atingido. Veja:

De acordo com a agência estatal SANA, até o momento, 18 pessoas foram reportadas como feridas.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) voltaram a atacar a Síria, em meio aos confrontos étnicos que mataram mais de 200 pessoas em dois dias.

Desde o último dia 11 de julho, uma onda de sequestros tomou conta da cidade de Sweida, no sul do país, envolvendo drusos e beduínos que moram na região de maioria drusa. Com o início da violência, tropas do governo sírio, agora liderado pelo ex-jihadista Ahmed al-Sharaa, foram enviadas para o local e se juntaram aos beduínos.

Em um comunicado conjunto com o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, Benjamin Netanyahu afirmou que a nova ofensiva contra a Síria foi uma defesa aos drusos que vivem no país e mantêm relações históricas com Israel.
Segundo a emissora de TV da Síria, as imagens são do “momento do ataque ao edifício do Estado-Maior General na capital Damasco”.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram, pela manhã, que “atacaram o quartel-general militar do regime sírio na região de Damasco, na Síria”.

“O quartel-general militar em Damasco é o local de onde os comandantes do regime sírio dirigem operações de combate e enviam forças do regime para a região de As-Suwayda”, informou o exército.Mais cedo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu aos cidadãos drusos que não cruzassem a fronteira para a Síria, afirmando: “As Forças de Defesa de Israel (IDF) estão atuando, a Força Aérea está atuando, outras forças estão atuando. Estamos agindo para salvar nossos irmãos drusos e eliminar as milícias do regime.”

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, alertou que a Síria sofrerá “golpes dolorosos” e afirmou que, após o ataque ao complexo do exército sírio, esses golpes já começaram. Ele também compartilhou o vídeo da apresentadora de TV.