Política

Oposição alagoana reage à decisão de Moraes que mantém reajuste sobre o IOF

A manutenção do decreto de Lula tem sido vista como uma derrota para o Congresso que mantém um clima azedo entre os poderes

Por Felipe Ferreira 17/07/2025 11h11 - Atualizado em 17/07/2025 11h11
Oposição alagoana reage à decisão de Moraes que mantém reajuste sobre o IOF
Bancada de oposição à Lula em Alagoas cobra por menos impostos e sobe o tom contra o STF - Foto: Montagem 7Segundos

Os políticos de Alagoas que atuam na oposição ao governo do presidente Lula (PT) reagiram à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em manter o decreto que reajustou o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). A decisão foi publicada nessa quarta-feira (16).

Nas redes sociais, membros da bancada alagoana na Câmara dos Deputados criticaram a derrubada do projeto de decreto legislativo que susta os efeitos do aumento do IOF determinado por Lula, que havia sido aprovado pelo Congresso Nacional.

Veja o que disse os deputados federais da bancada de oposição de Alagoas:

Fabio Costa


“O ‘imperador' Alexandre de Moraes decidiu atender aos absurdos do Lula e liberou o aumento do IOF, mesmo após o Congresso — legítimo representante do povo — ter derrubado a medida. Mais uma vez, vemos o STF avançando sobre competências que não lhe pertencem, ignorando a separação dos Poderes e usando a toga como bem quer!

O aumento desse imposto vai pesar no bolso de quem financia carro, faz empréstimo, investe na aposentadoria privada ou compra no cartão de crédito. Enquanto Lula esbanja, o trabalhador paga a conta”, disse Costa.

Alfredo Gaspar


“Chega de um STF que legisla, executa e julga ao mesmo tempo. A decisão de Alexandre de Moraes sobre o IOF é mais uma invasão de competências. O Supremo não é Poder Moderador, muito menos Poder Absoluto. Deputados e senadores foram eleitos para legislar, não ministros vitalícios para governar por canetaço. É hora de impor limites. Democracia não combina com autoritarismo togado”, avalia o deputado.

Marx Beltrão


“A criatividade para meter a mão no bolso do povo segue firme. Tá na hora do Senado botar freio nessa farra de canetadas desse supremo poder ilimitado. O governo confisca o dinheiro do povo, a toga abençoa e o povo… se vira”, afirmou o parlamentar.

Além dos congressistas, o deputado estadual Cabo Bebeto e o vereador por Maceió Leonardo Dias, ambos do PL, reagiram à decisão de Moraes.

Cabo Bebeto


O deputado bolsonarista compartilhou uma notícia sobre a volta do IOF e questionou os congressistas: “E aí Congresso, ficará de cócoras ou vai se levantar e reagir???”.

Leonardo Dias:


O vereador compartilhou em seu Instagram uma foto onde o presidente Lula aparece ao lado de Alexandre de Moraes jogando futebol, ambos vestindo camisas com o símbolo do comunismo. Na legenda da foto montada, o vereador diz: “A tabelinha que está ferrando o Brasil”.