Lula se reúne com Mauro Vieira em meio à crise com brasileiros deportados em voo dos EUA
O ministro esteve em Manaus no sábado, onde os brasileiros deportados pousaram após problema técnico nos avião que veio dos Estados Unidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (27), com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O encontro aconteceu por volta de 11h no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi convocado após a crise com as deportações ordenadas pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Um grupo de 88 brasileiros que partiu dos EUA e chegou ao Brasil na sexta-feira (24) relatou humilhações e até agressões físicas por parte dos agentes norte-americanos a bordo do avião. A aeronave pousou primeiro em Manaus por conta de problema técnico.
Em vídeos divulgados, foi possível ver os deportados algemados e amarrados por correntes nos pés. Os brasileiros foram conduzidos ao destino final, no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no sábado (25).
O Ministério das Relações Exteriores cobrará do governo dos Estados Unidos explicações sobre o tratamento "degradante" dado a brasileiros deportados. A informação foi confirmada pelo órgão depois que Mauro Vieira esteve no aeroporto de Manaus, na noite de sábado.
Por meio de nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, informou sobre uma “tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil”.
A situação foi comunicada a Lula pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, quando o grupo pousou em Manaus. “Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas”, informou.
A pasta acrescentou que “o ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, quando Lula determinou o uso da aeronave da FAB para terminar o transporte e garantir que os cidadãos chegassem “com dignidade e segurança”.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, concluiu a pasta.
As deportações do governo Trump também geraram crise com outras nações da América do Sul. O presidente dos EUA chegou a anunciar sanções para a Colômbia depois que o país se recusou a receber o avião com deportados, mas suspendeu as medidas depois de um acordo com o presidente colombiano, Gustavo Petro.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
