Lula se reúne com Mauro Vieira em meio à crise com brasileiros deportados em voo dos EUA
O ministro esteve em Manaus no sábado, onde os brasileiros deportados pousaram após problema técnico nos avião que veio dos Estados Unidos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (27), com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O encontro aconteceu por volta de 11h no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi convocado após a crise com as deportações ordenadas pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Um grupo de 88 brasileiros que partiu dos EUA e chegou ao Brasil na sexta-feira (24) relatou humilhações e até agressões físicas por parte dos agentes norte-americanos a bordo do avião. A aeronave pousou primeiro em Manaus por conta de problema técnico.
Em vídeos divulgados, foi possível ver os deportados algemados e amarrados por correntes nos pés. Os brasileiros foram conduzidos ao destino final, no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no sábado (25).
O Ministério das Relações Exteriores cobrará do governo dos Estados Unidos explicações sobre o tratamento "degradante" dado a brasileiros deportados. A informação foi confirmada pelo órgão depois que Mauro Vieira esteve no aeroporto de Manaus, na noite de sábado.
Por meio de nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos, informou sobre uma “tentativa de autoridades dos Estados Unidos de manter cidadãos brasileiros algemados durante o voo de deportação para o Brasil”.
A situação foi comunicada a Lula pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, quando o grupo pousou em Manaus. “Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas”, informou.
A pasta acrescentou que “o ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, quando Lula determinou o uso da aeronave da FAB para terminar o transporte e garantir que os cidadãos chegassem “com dignidade e segurança”.
“O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”, concluiu a pasta.
As deportações do governo Trump também geraram crise com outras nações da América do Sul. O presidente dos EUA chegou a anunciar sanções para a Colômbia depois que o país se recusou a receber o avião com deportados, mas suspendeu as medidas depois de um acordo com o presidente colombiano, Gustavo Petro.
Últimas notícias
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Pré-campanha de Arthur Lira lidera adesões e ganha força rumo ao Senado
Família de mulher encontrada morta em União denuncia atraso em sepultamento
Palmeira dos Índios realiza mutirão de triagem para cirurgia de catarata
Pesquisa do Procon encontra presentes para o Dia dos Pais de até R$ 11 mil
Polícia vai pedir afastamento da torcida organizada do CSA dos estádios
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
