Política

Lula critica tarifas de Trump contra o Brasil e vê apoio a Bolsonaro em medidas comerciais

Lula também defendeu a aplicação igualitária da lei para empresas brasileiras e estrangeiras

Por Lane Gois 21/07/2025 20h08 - Atualizado em 21/07/2025 20h08
Lula critica tarifas de Trump contra o Brasil e vê apoio a Bolsonaro em medidas comerciais
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta segunda-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por impor tarifas ao Brasil. Segundo Lula, a medida tem viés político e representa um gesto de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A declaração foi feita em Santiago, no Chile, após uma reunião sobre a defesa da democracia com outros líderes da América Latina.

“Não estamos numa guerra tarifária. Ela vai começar no momento em que eu responder ao Trump, caso ele não mude de opinião. As condições que ele impôs ao Brasil não são adequadas”, afirmou Lula. O presidente também criticou o uso de decisões judiciais como ferramenta de pressão política. “Ninguém pode ameaçar um partido com decisão judicial. Quem sou eu para enfrentar a Suprema Corte?”, questionou.

Lula também defendeu a aplicação igualitária da lei para empresas brasileiras e estrangeiras: “Vamos fazer respeitar as leis no Brasil. Não existe essa de um poder ser punido e o outro não. Todos serão tratados com igualdade de condições”, completou.

Até o momento, o e presidente Donald Trump não respondeu oficialmente às declarações de Lula.

*Estagiário sob supervisão