Maceió se destaca com lei que proíbe testes em animais para cosméticos e higiene pessoal
Projeto aprovado na Câmara é de iniciativa da vereadora Teca Nelma
A defesa dos direitos dos animais ganhou mais um importante avanço no Brasil. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe, em todo o país, o uso de animais vivos em testes de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. A medida, que agora segue para o Senado, representa uma grande conquista para a causa animal e já é realidade em Maceió desde 2024, através de um projeto de autoria da vereadora Teca Nelma (PT).
Aprovada pela Câmara Municipal no ano passado, a Lei Municipal nº 7.533 tornou Maceió uma das primeiras capitais brasileiras a banir oficialmente esse tipo de prática. “Quando a gente aprovou essa lei aqui, sabíamos que era uma pauta urgente e necessária. Ver que essa ideia está agora sendo abraçada nacionalmente é motivo de muito orgulho e sinal de que legislar com sensibilidade faz a diferença”, afirma Teca.
Com a proibição, nenhuma empresa pode realizar, dentro do município, testes de produtos de higiene e beleza em animais vivos. A vereadora lembra que existem alternativas seguras e eficazes para os testes, que não envolvem sofrimento animal. “Hoje, a tecnologia já oferece diversas formas de testagem que não dependem da crueldade. É uma questão de ética e também de compromisso com o avanço científico responsável”, explica.
Para celebrar o momento, Teca divulgou um vídeo nas redes sociais ao lado de sua cadelinha Bonjour. Na publicação, com tom leve e didático, a parlamentar lembra a importância da lei municipal e parabeniza a mobilização nacional pela aprovação do projeto no Congresso. “Essa é mais uma grande vitória na defesa do direito dos animais. Fico feliz em saber que Maceió pode ser referência em uma pauta tão nobre. Cuidar dos animais é também cuidar do futuro que queremos construir”, destacou.
O projeto aprovado pela Câmara dos Deputados ainda precisa passar pelo Senado antes de se tornar lei federal. Se sancionado, o Brasil se somará a outros países que já adotam esse tipo de proibição como forma de promover uma indústria mais ética e responsável.
Últimas notícias
Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio ligada ao tráfico de drogas em Santana do Ipanema
Major Izidoro realiza romaria de fé rumo a Juazeiro do Norte
Ronaldo Lessa aguarda decisão de Dantas para entrar na briga pelo Senado
Após surto de Miningite, Saúde realiza vacinação de bloqueio em diversos pontos de Maceió
Denúncia de tiros assusta moradores na Orla de Penedo durante a madrugada
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
