Internet chega a 1,1 milhão de domicílios alagoanos em 2024, aponta IBGE
Estado registra alta de 62% desde o início da série em 2016
Dos domicílios particulares permanentes de Alagoas em 2024, cerca de 1,1 milhão contavam com internet (91,7%), um aumento de 2,4 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2023. Esses são dados do módulo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados nesta quinta-feira, dia 24, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do aumento consistente desde o início da série histórica — que apresentava em 2016 apenas 56,6% dos domicílios com internet —, a taxa de crescimento vem diminuindo gradualmente desde 2021, refletindo a proximidade da universalização do acesso à internet nos domicílios alagoanos.
No Brasil, o crescimento entre 2023 e 2024 foi ainda mais tímido, de apenas 1,1 p.p., saindo de 92,5% para 93,6%. Esse aumento foi verificado em todas as regiões do país, sobretudo no Nordeste, que apresentou o maior aumento (2,2 p.p.). Apesar disso, essa região continuou registrando a taxa mais baixa (91,3%), enquanto o Centro-Oeste liderou, com 96,0%.
Tipo de conexão
A conexão por banda larga fixa continua se expandindo em Alagoas. Entre 2023 e 2024, o crescimento de seu uso nos domicílios saltou de 92,0% para 94,0%. Já o uso de banda larga móvel registrou queda nesse mesmo período, de 69,6% para 66,1%.
“No Brasil, ambos os tipos de conexão por banda larga (fixa e móvel) mostraram crescimento nos domicílios, com destaque para a banda larga fixa, que registrou aumento superior à banda larga móvel, ampliando a diferença entre elas na taxa de adoção”, observou Leonardo Quesada, analista do IBGE.
Na análise regional, o percentual de domicílios na região Norte em que a banda larga fixa era utilizada (84,6%) em 2024, apesar de ter apresentado o maior aumento, continuou abaixo dos resultados alcançados nas demais regiões. O destaque vai para o Nordeste, que manteve a posição de maior adoção da banda larga fixa e de menor adoção de banda larga móvel nos domicílios, com 92,3% e 70%, respectivamente.
Serviço de rede móvel celular
Em 2024, o percentual dos domicílios alagoanos que contava com serviço de rede móvel celular para internet ou telefonia foi de 88,7%.
Desde 2016, observou-se um aumento no número de domicílios com rede móvel celular para internet ou para telefonia. Entretanto, em 2019 e 2021, o percentual de domicílios nessa condição apresentou queda, voltando a subir a partir de 2022.
Dispositivos inteligentes
Em Alagoas, nos domicílios em que havia utilização de internet, 118 mil (10,9%) possuíam algum tipo de dispositivo inteligente — um aumento de 18 mil domicílios entre 2023 e 2024.
Em relação às grandes regiões, o menor percentual foi registrado na região Nordeste (11,8%) e o maior, na região Sul (23,2%). As regiões Sudeste e Centro-Oeste também apresentaram números acima de 20%.
Microcomputador ou tablet
No estado alagoano, os resultados de 2024 (22,6%) apresentaram uma tendência de queda no percentual de domicílios com microcomputador em comparação com o início da série, em 2016 (27,2%).
No Brasil, também se observa queda no percentual de domicílios com microcomputador. De acordo com Leonardo Quesada, isso pode ser um sinal de estabilidade: “Essa variação tem caído ano após ano, podendo indicar alguma estabilidade nesses números em breve. No setor urbano, os percentuais sempre foram maiores que no rural; porém, essa queda, que vem ocorrendo desde 2016, atinge os dois setores”.
Já o percentual de domicílios em que havia tablet em Alagoas subiu de 5,4% (2023) para 6,7% (2024), mas ainda assim é menor que o percentual observado no início da série, em 2016 (8,0%).
No Brasil, a existência de tablet é menos comum nos domicílios que a de microcomputador. De 2023 para 2024, o percentual de domicílios em que havia tablet passou de 10,4% para 10,8%.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 2.496 oportunidades disponíveis no Sine Alagoas
União política entre Dani da Elba e Arthur Lira marca entregas e consolida apoio a Arthur e Álvaro Lira em Maragogi
Festival Hermeto Pascoal consolida Arapiraca como novo polo da música instrumental no Brasil
Após cinco anos fechada, Prefeitura de Maragogi reabre as portas com sede totalmente reformada
Jovem morto por leoa em João Pessoa foi abandonado pela família e tinha o sonho de domar felinos, diz conselheira
Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida na Rota do Mar, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
