Política

CBTU reduz viagens após prejuízos causados pelo afundamento de bairros na capital

A redução atende, ainda, às limitações orçamentárias do governo federal para este ano

Por Felipe Ferreira com Ascom CBTU 31/07/2025 12h12 - Atualizado em 31/07/2025 12h12
CBTU reduz viagens após prejuízos causados pelo afundamento de bairros na capital
VLT de Maceió - Foto: Divulgação/CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), anunciou nesta quinta-feira (31), uma redução no número de viagens do sistema ferroviário da Região Metropolitana de Maceió. 

A medida foi adotada diante dos limites financeiros para 2025, ocasionados pelo congelamento no orçamento imposto pelo Governo Federal e pelos prejuízos causados pelo afundamento de bairros na capital.

A redução, segundo a Companhia, busca manter o menor impacto possível aos passageiros. Com isso, foram reduzidas duas viagens completas entre as estações Jaraguá e Lourenço de Albuquerque.

Impacto causado pela Braskem


A ferrovia foi fortemente impactada, desde quando os trens deixaram de circular, em primeiro de abril de 2020, entre as estações Bom Parto e Bebedouro, por orientação da Defesa Civil Municipal para interromper o trecho da ferrovia, em virtude do desastre ambiental causado pela Braskem.

A CBTU perdeu mais de 50% do volume total de passageiros que eram transportados. O impacto na arrecadação continua e tem sido significativo, com registros frequentes de viagens com baixa ocupação e, em alguns trechos, com quase nenhum passageiro.

Diante desse cenário, a CBTU Maceió precisou adequar a grade horária para garantir a sustentabilidade financeira da operação.