Economia

Braskem comunica encerramento da produção de cloro-soda em Maceió

A decisão é consequência do plano de desativação das minas de sal-gema alagoanas

Por 7Segundos 10/08/2025 09h09 - Atualizado em 10/08/2025 09h09
Braskem comunica encerramento da produção de cloro-soda em Maceió
Braskem informa encerramento da produção da Unidade Cloro-Soda (UCS) - Foto: AP

A Braskem informou a Gás de Alagoas S.A. (Algás) que irá encerrar a produção na Unidade de Cloro-Soda (UCS) instalada no Pontal da Barra, em Maceió. A decisão será consumada a partir de 2026 e deriva da desativação definitiva das minas de sal-gema alagoanas, insumo crucial para a produção de PVC e soda cáustica.

O informe motivou uma reunião interna da Algás para o dia 15 de agosto, na intenção de avaliar os impactos econômicos tanto para a empresa, que é majoritariamente controlada pelo governo do estado, quanto para o mercado de gás local.

Segundo a Braskem, a operação realizada em torno da sal-gema de Alagoas movimenta cerca de R$ 5,1 bilhões por ano, com 4,1 mil empregos diretos e indiretos, além de uma renda anual de mais de R$ 960 milhões para a economia local. A interrupção na produção da unidade irá impactar diversas indústrias que dependem da cadeia plástico-química estadual, segundo economistas.

Devido aos impactos causados em bairros de Maceió pelas minas de sal-gema, a extração local já estava suspensa. Desde 2019, a Braskem importava o insumo do Chile para manter a produção industrial, porém especialistas haviam alertado que a prática não era financeiramente sustentável a longo prazo.

Até até o momento, não houve confirmação oficial se a Braskem planeja desativar completamente suas operações em Alagoas.