Alvo da PF, prefeito de São Bernardo é afastado e terá de usar tornozeleira
Prefeito terá de usar tornozeleira eletrônica
O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo Lima (Pode), foi afastado do cargo após uma operação da Polícia Federal realizada na manhã de hoje.
O que aconteceu
Prefeito terá de usar tornozeleira eletrônica. A medida cautelar foi determinada pela Justiça, como uma alternativa após a PF solicitar a prisão de Lima. O afastamento do cargo é, a princípio, por um ano. A informação foi divulgada pela TV Globo e confirmada pelo UOL com fontes na PF.
Lima é suspeito de ligação com um servidor que foi alvo da PF em julho — com esse suposto aliado foram encontrados R$ 14 milhões em espécie no mês passado. Segundo fontes da PF, as investigações sobre o esquema de corrupção que envolveriam o prefeito começaram após a apreensão do dinheiro com esse servidor que é considerado foragido.
Uma análise feita no celular do servidor em questão mostrou que o homem faria pagamentos de contas do prefeito e da família dele. Também há indícios de pagamento de propina para contratos com empresas de obra, saúde e manutenção do município, segundo informações da TV Globo.
Presidente da Câmara dos Vereadores de São Bernardo também é alvo da PF. Danilo Lima, que é primo do prefeito, está entre os investigados, além do suplente de vereador Ary José Oliveira (PRTB).
Mais dinheiro foi apreendido hoje. Houve apreensões em buscas realizadas pelos agentes, e o valor ainda não foi divulgado pois será contabilizado.
Os mandados determinados pelo TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) foram cumpridos pela PF em cinco cidades: São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.
Investigados podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa. A quantidade de servidores envolvidos no esquema não foi divulgada até o momento.
Prefeitura de São Bernardo do Campo não se pronunciou até o momento. O UOL procurou a gestão de Lima, e o texto será atualizado quando houver posicionamento. O Podemos, partido do prefeito, as assessorias do vereador suplente Ary de Oliveira, de Danilo Lima e a Câmara dos Vereadores também foram procurados pela reportagem.
Últimas notícias
Governo de Alagoas entrega em Batalha a primeira Sala Google da rede pública estadual
Laudo sobre incêndio no Mercado da Produção deve ser concluído em até 30 dias
Polícia Civil descarta suposto cárcere privado envolvendo quatro adolescentes em Craíbas
Polícia Civil cumpre mandado de prisão temporária por homicídio em Branquinha
Festa de Natal leva alegria e acolhimento às crianças internadas na Pediatria do HGE
Governador Paulo Dantas inaugura em Batalha a 81ª creche Cria
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
