Polícia

[Vídeo] Líder do PCC em Alagoas é preso enquanto abastecia carro no interior de São Paulo

José Ricardo Ângelo, conhecido como “Gordão”, tinha mandado de prisão expedido em Alagoas e é suspeito de envolvimento em homicídio em Santa Catarina

Por 7Segundos 20/08/2025 09h09 - Atualizado em 20/08/2025 10h10
[Vídeo] Líder do PCC em Alagoas é preso enquanto abastecia carro no interior de São Paulo
Líder do PCC em Alagoas é preso em São Paulo após investigação do Deic - Foto: Reprodução

Apontado pelas autoridades como chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Alagoas, José Ricardo Ângelo, o “Gordão”, foi preso na tarde dessa terça-feira (19) em Taboão da Serra, município da região metropolitana de São Paulo. A captura aconteceu em um posto de combustíveis, no momento em que ele aguardava o abastecimento do veículo que conduzia.

A ação foi realizada por equipes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que cumpriram um mandado de prisão expedido pela Justiça de Alagoas, em uma operação que ocorreu simultenamente nos dois estados. O suspeito também é investigado pela participação em um homicídio ocorrido em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, onde a vítima foi executada a tiros de fuzil.

Durante a operação, a esposa de José Ricardo também foi detida. De acordo com a polícia, ela é apontada como integrante da mesma organização criminosa.

Segundo o Deic, “Gordão” possui longo histórico de passagens policiais, incluindo registros por porte de armas de grosso calibre, o que reforça seu perfil de alta periculosidade dentro da facção.

Operação Lavagem Paulista 

Um ação conjunta entre as Polícias Civil de Alagoas e São Paulo com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas, em um esquema que movimentou mais de R$ 30 milhões nos últimos anos.

O contador da facção, responsável por toda a movimentação financeira desse braço do crime organizado, foi preso em Alagoas. “Estamos diante de um alvo de grande relevância: o contador que fazia toda a movimentação financeira desse braço do crime organizado”, afirmou o delegado Thales Araújo, diretor da Diretoria de Inteligência Policial (DINPOL).