Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco realiza atividades do Agosto Dourado com gestantes
Referência para gestantes de alto risco da II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, a Uepnar é um espaço de acolhimento
A Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco (Uepnar), implantada no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realiza uma programação especial em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. O serviço funciona por meio de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Primeira Infância (CRIA).
As atividades reúnem pacientes da unidade em momentos de aprendizado e descontração. Entre as ações, ocorrem palestras educativas na sala de espera, realização de brincadeiras em forma de quiz para esclarecer verdades e mitos sobre o aleitamento materno, além da distribuição de brindes.
“A Uepnar realiza, este mês, uma série de atividades para enaltecer o Agosto Dourado e conscientizar as gestantes sobre a importância da amamentação. Durante os encontros, passamos dicas de posicionamento, de acolhimento e de como tornar esse momento mais tranquilo para mães e bebês. Toda a equipe se engaja nessas ações e acreditamos que plantamos sementes para fortalecer, ainda mais, a prática do aleitamento”, afirma a coordenadora da unidade, a enfermeira Rose Daniele.
Beneficiada
Para a gestante Poliana Inácio, de 26 anos, moradora de Batalha, participar das ações significa reforçar e ampliar conhecimentos. Ela está grávida de cinco meses do seu quinto filho, Neemias. “Eu acho maravilhoso. Temos nossas dúvidas esclarecidas. As mães de primeira viagem, principalmente, ficam mais seguras. E mesmo eu, que já sou mãe, ainda tenho questionamentos que foram respondidos justamente nestas atividades”, disse.
A gestante Maria Gabriela Farias Pereira, de 28 anos, também de Batalha, grávida de sete meses da sua segunda filha, Kemily, relata que a experiência traz um aprendizado transformador. A primeira gestação da sertaneja ocorreu em São Paulo, quando ela tinha apenas 17 anos, e, segundo ressaltou, não teve acesso a orientações.
“Amamentei minha filha apenas sete dias. Não conseguia tirar leite. Fiquei desesperada e sem saber o que fazer. Agora, com as técnicas que aprendi aqui na Uepnar, meu pensamento mudou totalmente. Vou fazer diferente e sei que será muito mais fácil”, relatou.
Uepnar
Referência para gestantes de alto risco da II Macrorregião de Saúde, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, a Uepnar é um espaço de acolhimento, orientação e cuidado integral com pacientes que enfrentam situações delicadas durante a gestação.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
