Operação Línguas Sujas elimina mais de 200 ligações clandestinas de esgoto em Maceió
Ação combate despejo clandestino de esgoto, protege meio ambiente e a saúde da população
A Prefeitura de Maceió informou na tarde desta segunda-feira (25) que mais de 200 ligações clandestinas de esgoto foram eliminadas na capital alagoana com a operação Línguas Sujas, articulada pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Nesta segunda-feira (25), novas vistorias foram realizadas na parte baixa da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Maceió em combater o despejo irregular de esgoto na rede de drenagem, prática que ameaça a saúde da população e a qualidade da água das praias.
A operação tem como foco identificar ligações clandestinas que despejam esgoto sem tratamento na rede de drenagem, impedir que águas contaminadas cheguem ao mar e aos rios, responsabilizar os infratores por meio de multas e notificações e conscientizar a população sobre os impactos da prática irregular.
Quando uma irregularidade é constatada, o proprietário do imóvel é autuado e a correção deve ser feita imediatamente, já que se trata de um crime ambiental. Além de reduzir os riscos à saúde pública, a ação tem contribuído para melhorar a balneabilidade das praias de Maceió, proteger a vida marinha e fortalecer as políticas de saneamento e sustentabilidade da Prefeitura, fundamentais para preservar o turismo e garantir qualidade de vida aos moradores.
Para o fiscal do Iplam, Ruber de Castro, os resultados já podem ser percebidos. “Com apoio da Seminfra, realizamos vistorias detalhadas, inclusive com o uso de vídeo inspeção, e conseguimos diminuir bastante os impactos ambientais. Em alguns trechos, a tubulação de esgoto passa por dentro da rede de drenagem e, com o desgaste urbano, esses tubos acabam cedendo e despejando esgoto diretamente na drenagem”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
