Operação Línguas Sujas elimina mais de 200 ligações clandestinas de esgoto em Maceió
Ação combate despejo clandestino de esgoto, protege meio ambiente e a saúde da população

A Prefeitura de Maceió informou na tarde desta segunda-feira (25) que mais de 200 ligações clandestinas de esgoto foram eliminadas na capital alagoana com a operação Línguas Sujas, articulada pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam) e pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Nesta segunda-feira (25), novas vistorias foram realizadas na parte baixa da cidade, reforçando o compromisso da Prefeitura de Maceió em combater o despejo irregular de esgoto na rede de drenagem, prática que ameaça a saúde da população e a qualidade da água das praias.
A operação tem como foco identificar ligações clandestinas que despejam esgoto sem tratamento na rede de drenagem, impedir que águas contaminadas cheguem ao mar e aos rios, responsabilizar os infratores por meio de multas e notificações e conscientizar a população sobre os impactos da prática irregular.
Quando uma irregularidade é constatada, o proprietário do imóvel é autuado e a correção deve ser feita imediatamente, já que se trata de um crime ambiental. Além de reduzir os riscos à saúde pública, a ação tem contribuído para melhorar a balneabilidade das praias de Maceió, proteger a vida marinha e fortalecer as políticas de saneamento e sustentabilidade da Prefeitura, fundamentais para preservar o turismo e garantir qualidade de vida aos moradores.
Para o fiscal do Iplam, Ruber de Castro, os resultados já podem ser percebidos. “Com apoio da Seminfra, realizamos vistorias detalhadas, inclusive com o uso de vídeo inspeção, e conseguimos diminuir bastante os impactos ambientais. Em alguns trechos, a tubulação de esgoto passa por dentro da rede de drenagem e, com o desgaste urbano, esses tubos acabam cedendo e despejando esgoto diretamente na drenagem”, destacou.
Veja também
Últimas notícias

Família de jovem desaparecido em Maceió vive angústia após surgimento de imagens que podem indicar morte

Acidente entre carro e carreta em Teotôno VIlela provoca a morte de morador da zona rural de Coruripe

Polícia Civil apreende medicamentos controlados em residência ligada a clínica investigada

Polícia Científica de AL revela múltiplas substâncias em amostras biológicas de Claúdia Pollyanne

Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos a Arapiraca

HE do Agreste avança no Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
