Meio ambiente

Operação Línguas Sujas flagra despejo irregular de esgoto em prédio na Jatiúca

Esgoto estava sendo lançado diretamente na rede de drenagem que deságua na Lagoa da Anta

Por 7Segundos, com Assessoria 25/07/2025 13h01 - Atualizado em 25/07/2025 13h01
Operação Línguas Sujas flagra despejo irregular de esgoto em prédio na Jatiúca
Esgoto estava sendo lançado diretamente na rede de drenagem que deságua na Lagoa da Anta - Foto: Gabryel Andrade/ Ascom Seminfra

Durante mais uma ação da Operação Línguas Sujas, realizada pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), foi flagrado, nesta sexta-feira (25), um lançamento irregular de esgoto na Avenida Roberto Mascarenhas de Brito, no bairro da Jatiúca.

A equipe de fiscalização identificou que um edifício residencial antigo estava despejando esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial — sistema projetado exclusivamente para o escoamento de águas das chuvas. Esse tipo de irregularidade contamina o meio ambiente, afeta a qualidade da água e compromete a balneabilidade da orla marítima, além de oferecer riscos à saúde pública.

O esgoto era despejado de forma contínua em uma tubulação que conduz diretamente à Lagoa da Anta, prejudicando a preservação do ecossistema local. Diante da irregularidade, os fiscais da Semurb emitiram uma notificação e aplicaram um auto de penalidade ao condomínio, que deverá realizar as adequações necessárias no sistema interno de esgotamento sanitário para cessar o dano ambiental.

As ações de fiscalização da Operação Línguas Sujas acontecem de forma contínua com o objetivo de combater as ligações clandestinas de esgoto na capital alagoana.