AVC Dá Sinais: programa alagoano ganha reconhecimento nacional e internacional
Estratégia implantada pela Sesau foi disseminado para médicos do Japão, Uruguai e África do Sul
O Programa AVC Dá Sinais, implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem se consolidando como um dos maiores marcos da Rede Estadual de Saúde Pública e já ultrapassa fronteiras, sendo reconhecido em eventos e congressos nacionais e internacionais. A estratégia, que alia informação, rapidez e tecnologia para salvar vidas e minimizar sequelas do Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das doenças que mais mata no Brasil e no mundo, tem chamado a atenção fora do Estado.
O AVC Dá Sinais já foi apresentado em encontros de grande relevância, como o Global Stroke Alliance, em São Paulo; o Congresso Brasileiro de AVC, no Paraná; e o IV Encontro Nacional de Unidades de AVC. O programa também foi destaque também no I Encontro da Linha de Cuidado do AVC, em Brasília, além da Jornada Alagoana de Neurologia.
Delegações de outros estados e até de fora do Brasil já visitaram Alagoas para conhecer a experiência de perto. O uso do aplicativo de telemedicina, que conecta as unidades de saúde e agiliza a tomada de decisão médica, é uma das inovações que tornam o programa referência.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salienta que o Programa AVC Dá Sinais é um exemplo de como a tecnologia e a gestão eficiente podem transformar a realidade da saúde pública em Alagoas. “O AVC Dá Sinais é uma das maiores provas de que investir em inovação e em equipes qualificadas salva vidas. A telemedicina nos permite chegar mais longe, com mais precisão e humanização”, pontua o titular da Sesau.
Estrutura
Com essa rede estruturada, tecnologia de ponta e profissionais capacitados, o AVC Dá Sinais mostra que Alagoas não apenas salvou milhares de vidas, mas também se tornou modelo para o Brasil e para o mundo. O AVC Dá Sinais conta com seis hospitais de referência em todo o Estado: o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Regional da Mata (HRM), o Hospital do Alto Sertão (HRAS) e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA).
Somente em 2024, o AVC atendeu 1.726 alagoanos, dos quais 1.070 tiveram AVC confirmado. Destes, 121 foram submetidos à trombólise, tratamento que pode dissolver coágulos e restaurar o fluxo sanguíneo no cérebro. Os números representam um crescimento em relação a 2023, quando foram 1.623 atendimentos, 985 confirmações de AVC e 119 trombólises.
Desde sua criação, em 2021, já foram 6.590 atendimentos, com 4.116 casos confirmados. Além disso, foram realizadas 504 trombólises e 137 trombectomias. Cada número traduz um paciente que teve acesso ao tratamento adequado em tempo hábil, o que muitas vezes significou a diferença entre a vida, a morte ou a redução de sequelas.
“Tempo é Cérebro"
Para o neurologista Matheus Pires, coordenador do programa, a rapidez é decisiva. “Quando falamos em AVC isquêmico, temos uma janela muito curta para o tratamento. A trombólise deve ser realizada em até 4 horas e 30 minutos após o início dos sintomas, e a trombectomia em até 8 horas. Por isso, precisamos que a população saiba reconhecer os sinais e procure ajuda imediatamente. Cada minuto faz diferença na preservação das funções do cérebro”, frisou.
Um diferencial do programa é a existência do Ambulatório Pós-AVC, no HMA, que garante o acompanhamento neurológico e a reabilitação dos pacientes. O diretor do hospital, Filipe Fernandes, ressaltou que esse é um pilar essencial. “Precisamos garantir que o paciente tenha suporte depois, para se recuperar com qualidade. Essa continuidade faz toda a diferença no tratamento dos pacientes acometidos pela doença em Alagoas”, salientou.
Últimas notícias
Oito em cada dez pacientes chegam com desnutrição ao Hospital do Idoso de AL
Justiça autoriza volta do funcionamento de três bets no Brasil
AL ultrapassa marca de 43 mil empresas constituídas no ano e bate novo recorde
Carro atinge viatura da Polícia Civil e caminhão estacionado em Arapiraca
Vazamento de gás de cozinha mobiliza Corpo de Bombeiros no Jacintinho
Ronda no Bairro intensifica policiamento em praças com a Operação Praça Segura
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
