Salas de apoio à amamentação podem se tornar obrigatórias em órgãos públicos da capital
Ainda de acordo com o projeto, as salas de apoio à amamentação deverão ser instaladas em área apropriada, com equipamentos necessários, dotados de assistência adequada

Maceió poderá aderir à obrigatoriedade de instalação de salas reservadas para mulheres em fase de amamentação em órgãos públicos. A medida faz parte de um projeto de lei protocolado pela vereadora Teca Nelma (PT) e que segue na Câmara de Vereadores para aprovação.
O texto do projeto contempla órgãos públicos da administração direta, indireta e de fundações da capital alagoana, onde haja lotação de servidoras. Os espaços deverão instalar salas de apoio exclusivas à amamentação para extração e armazenagem de leite humano, durante o horário de expediente.
Segundo a parlamentar, é consenso internacional, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), que o aleitamento humano exclusivo até os seis meses de vida é a estratégia mais eficaz para promover a saúde e o desenvolvimento integral da criança.
“Seus benefícios incluem a redução da mortalidade infantil e a proteção contra infecções e alergias. No entanto, sem um ambiente de trabalho que ofereça o suporte necessário, muitas lactantes são forçadas a interromper precocemente essa prática vital. A proposta visa sanar uma lacuna que representa um dos maiores obstáculos para a continuidade do aleitamento humano: o retorno da lactante ao ambiente de trabalho", explica.
Ainda de acordo com o projeto, as salas de apoio à amamentação deverão ser instaladas em área apropriada, com equipamentos necessários, dotados de assistência adequada, seguindo o Guia para implantação de salas de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora, do Ministério da Saúde. Os locais serão destinados exclusivamente para uso de servidoras e terceirizadas a serviço dos órgãos estatais.
A medida da vereadora faz parte da campanha de mobilizações do Agosto Dourado e segue um "protocolaço" de iniciativa do Instituto E Se Fosse Você?, por meio da Rede Enxame, que articula mulheres parlamentares de vários estados.
Últimas notícias

Prefeito Dani, de Maragogi, está entre os 10 prefeitos mais bem avaliados de Alagoas

Salas de apoio à amamentação podem se tornar obrigatórias em órgãos públicos da capital

JHC visita obras da Casa do Autista, marco na saúde pública de Maceió

Israel divulga imagens de ataque do Hamas e destaca pai que salvou filhos no massacre

Moraes manda vistoriar carros e área externa da casa de Bolsonaro

Delegado perde controle de veículo e cai de ponte ao desviar de animal na AL-220
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
