Salas de apoio à amamentação podem se tornar obrigatórias em órgãos públicos da capital
Ainda de acordo com o projeto, as salas de apoio à amamentação deverão ser instaladas em área apropriada, com equipamentos necessários, dotados de assistência adequada
Maceió poderá aderir à obrigatoriedade de instalação de salas reservadas para mulheres em fase de amamentação em órgãos públicos. A medida faz parte de um projeto de lei protocolado pela vereadora Teca Nelma (PT) e que segue na Câmara de Vereadores para aprovação.
O texto do projeto contempla órgãos públicos da administração direta, indireta e de fundações da capital alagoana, onde haja lotação de servidoras. Os espaços deverão instalar salas de apoio exclusivas à amamentação para extração e armazenagem de leite humano, durante o horário de expediente.
Segundo a parlamentar, é consenso internacional, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), que o aleitamento humano exclusivo até os seis meses de vida é a estratégia mais eficaz para promover a saúde e o desenvolvimento integral da criança.
“Seus benefícios incluem a redução da mortalidade infantil e a proteção contra infecções e alergias. No entanto, sem um ambiente de trabalho que ofereça o suporte necessário, muitas lactantes são forçadas a interromper precocemente essa prática vital. A proposta visa sanar uma lacuna que representa um dos maiores obstáculos para a continuidade do aleitamento humano: o retorno da lactante ao ambiente de trabalho", explica.
Ainda de acordo com o projeto, as salas de apoio à amamentação deverão ser instaladas em área apropriada, com equipamentos necessários, dotados de assistência adequada, seguindo o Guia para implantação de salas de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora, do Ministério da Saúde. Os locais serão destinados exclusivamente para uso de servidoras e terceirizadas a serviço dos órgãos estatais.
A medida da vereadora faz parte da campanha de mobilizações do Agosto Dourado e segue um "protocolaço" de iniciativa do Instituto E Se Fosse Você?, por meio da Rede Enxame, que articula mulheres parlamentares de vários estados.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
