Procon Maceió orienta consumidores sobre regulamento de serviços de telecomunicações
Nova regulamentação da Anatel entra em vigor nesta segunda (1°)
O Procon Maceió orienta a população sobre a entrada em vigor, nesta segunda-feira (1°), do novo Regulamento Geral de Direitos dos Consumidores de Serviços de Telecomunicações que foi aprovado na forma da Resolução n° 765/2023 e reforça os principais pontos que os consumidores de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura, Internet fixa deverão estar atentos.
Os novos contratos de serviços de telecomunicação poderão conter cláusulas de renovação automática do plano/oferta ao fim do período de vigência e mesmo de migração para outra oferta similar, caso a original tenha saído de comercialização.
Contudo, é necessário garantir o direito à informação ao consumidor e esta migração automática só ocorrerá, caso a empresa avise, notifique o consumidor no prazo mínimo de 30 dias, e não obtenha resposta, de modo que essa migração será sempre para oferta similar à anterior e sem fidelização por período determinado de tempo.
Quando o consumidor der anuência a esta migração, poderá ser fixado período de fidelização pela empresa de telecomunicação.
Uma novidade é que as operadoras poderão comercializar planos/ofertas digitais, em que todos os canais de atendimento disponíveis aos consumidores ocorrerão em ambiente virtual, excetuando quando houver indisponibilidade dos canais digitais.
Em se tratando de regras de inadimplência, o novo RGC só permite rescisão contratual após 60 dias de suspensão por inadimplência do consumidor.
Outro aspecto que merece destaque é que a fatura do plano/oferta apresentará novo formato a fim de conferir mais transparência à relação de consumo. Nela deverá constar um resumo das principais condições da oferta de serviço como preço, franquias, velocidades e condições de uso.
Ainda é importante frisar que há proibição do reajuste do plano/oferta com menos de 12 meses de contrato, de acordo com a Lei 10.192/01.
Diante de tantas mudanças, a diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley, reforça que neste momento, o órgão tem se preocupado em difundir as informações mais relevantes que vão ser sentidas pelos consumidores, a fim de que a população tome conhecimento e acione o Procon quando identificar práticas divergentes e abusivas. “Toda a equipe do Procon Maceió está recebendo treinamento sobre o novo RGC e o consumidor que perceber algum prejuízo, deve buscar o atendimento do Procon Maceió para resguardar seus direitos" , afirma.
O Procon Maceió disponibiliza os canais virtuais de atendimento para dúvidas, reclamações e orientar sobre os direitos dos consumidores pelo Whatsapp (82) 9 8882-8326 e também no número 0800 082 4567, além dos sete núcleos de atendimento presenciais nas diversas localidades da capital alagoana.
Veja também
Últimas notícias
Cantora Gospel Maria Marçal relata tentativa de assalto no Rio antes de embarcar para show em Alagoas
Homem foge para terreno baldio ao ver polícia e é flagrado com facão no Agreste de AL
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
