Polícia

Golpe do camarão: quadrilha atraía investidores em AL e PE e pagava com cheques sem fundos

Uma das vítimas chegou a investir cerca de R$ 4 milhões

Por 7Segundos 03/09/2025 12h12
Golpe do camarão: quadrilha atraía investidores em AL e PE e pagava com cheques sem fundos
Foram cumpridos 13 mandados em Alagoas e Pernambuco - Foto: Cortesia/ PC

Uma operação foi deflagrada em Alagoas e Pernambuco nesta terça-feira (2) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que prometia lucros milionários no setor de frutos do mar e efetuava os pagamentos com cheques sem fundos.

A Operação Frutos do Mar, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) de Alagoas, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em Maceió, Marechal Deodoro, Arapiraca e em cidades de Pernambuco. O líder do grupo foi preso no município de Coruripe.

Até o momento, oito pessoas estão sendo investigadas. Durante a operação, veículos foram apreendidos e foi solicitado o bloqueio das contas bancárias dos envolvidos.

Modus operandi


A organização criminosa atuava no comércio de frutos do mar, principalmente camarões, atraindo investidores com promessas de altos lucros. As vítimas realizavam aportes financeiros, mas eram enganadas com cheques pré-datados sem fundos.

Uma das vítimas chegou a investir cerca de R$ 4 milhões, com a promessa de retorno de 6 milhões — valor que nunca foi pago.

O grupo, de fato, realizava a compra e venda de frutos do mar, mas de forma fraudulenta, utilizando o dinheiro das vítimas para financiar suas atividades ilícitas.

Além dos crimes de estelionato e organização criminosa, os investigados também são alvos de inquérito por lavagem de dinheiro.

Efetivo


A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco, da Inteligência da Secretaria de Segurança de Alagoas e da Polícia Militar do Estado, reforçando o combate ao crime organizado na região.