Rio Largo: MP faz audiência para garantir gratuidade nas passagens para pessoas idosas e PCD
Ministério Público de Rio Largo discute irregularidades no transporte público para idosos e deficientes
Garantir o que determina a lei: gratuidade no transporte público para pessoas idosas e com deficiência . Esse foi o assunto principal de uma audiência ocorrida na manhã desta quarta-feira (3), às 8h, na 5ª Promotoria de Justiça de Rio Largo/AL, sob coordenação do promotor de Justiça Rodrigo Lavor.
As discussões foram todas voltadas para as irregularidades em relação ao cumprimento da gratuidade no transporte público complementar do município, especificamente envolvendo o público acima mencionado.
“Durante a reunião, o Ministério Público destacou a obrigatoriedade legal da gratuidade, conforme prevista no Estatuto do Idoso e na legislação municipal vigente. Usuários do sistema relataram situações de recusas ao embarque, cobranças indevidas e atendimento inadequado”, ressalta Rodrigo Lavor.
O promotor de Justiça, destaca que, na ocasião , também foi debatida a implementação de identificação visual obrigatória nos veículos e a criação de um canal direto para recebimento de denúncias.
Após a reunião, foi deliberado que, no prazo de 60 dias, a Secretaria Municipal de Transportes deverá apresentar um relatório contendo informações sobre todos os veículos cadastrados, bem como comprovar as ações de fiscalização. Paralelamente, a associação dos operadores comprometeu-se a apresentar um plano de capacitação e controle dos motoristas.
“Além disso, o Ministério Público recomendou ao Município a implantação de um sistema acessível de denúncias e a avaliação da instalação de monitoramento eletrônico nos veículos complementares”, reforça o membro ministerial.
Ao final da audiência foi acordado o monitoramento dos encaminhamentos para assegurar a proteção dos direitos dos respectivos usuários do transporte complementar.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
