Cibele Moura apresenta projeto que cria política estadual de atenção a pessoas com lipedema em AL
De acordo com o PL, a política abrangerá toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS) sob gestão estadual, em articulação com os municípios, e terá como porta de entrada preferencial a Atenção Primária à Saúde (APS)
A deputada estadual Cibele Moura protocolou, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), um Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Lipedema. A proposta busca garantir prevenção, diagnóstico oportuno, tratamento multiprofissional e proteção de direitos para pessoas com a condição clínica.
O lipedema é caracterizado pelo acúmulo desproporcional e doloroso de tecido adiposo subcutâneo, geralmente nos membros inferiores e superiores, causando dor, limitação funcional e impacto na qualidade de vida. Muitas vezes confundido com obesidade ou linfedema, o diagnóstico tardio gera estigmas, tratamentos inadequados e custos adicionais para famílias e para o sistema de saúde.
De acordo com o PL, a política abrangerá toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS) sob gestão estadual, em articulação com os municípios, e terá como porta de entrada preferencial a Atenção Primária à Saúde (APS). A proposta prevê acolhimento humanizado, linhas de cuidado integradas, protocolos clínicos baseados em evidências científicas e acesso a tecnologias de saúde regulamentadas.
Entre os direitos assegurados às pessoas com lipedema estão: acesso a informação clara e acessível sobre diagnóstico, estágio da condição e opções terapêuticas; atendimento multiprofissional, incluindo suporte psicológico e nutricional; reabilitação, medidas de autocuidado e manejo da dor; prioridade clínica em casos de dor intensa ou limitação funcional.
O projeto também autoriza a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) a criar Centros de Referência em Lipedema, implementar programas de capacitação de equipes, manter serviços de telessaúde e instituir um Cadastro Estadual para planejamento e monitoramento da política. Além disso, prevê a criação de um Comitê Consultivo, com representantes do governo, universidades, conselhos profissionais, sociedade civil e familiares, responsável por acompanhar e avaliar a execução da política.
Na justificativa, Cibele Moura destaca que o PL busca organizar o cuidado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS/AL), reduzir o atraso nos diagnósticos e combater a desinformação sobre a doença. “A falta de padronização diagnóstica, o estigma e a escassez de serviços preparados resultam em atraso no diagnóstico, peregrinação por diferentes serviços e tratamentos inadequados. É papel do poder público estruturar diretrizes que garantam acesso ordenado e cuidado contínuo”, argumenta a deputada.
O texto também prevê campanhas anuais de conscientização, incentivo à pesquisa científica e a publicação de indicadores de acompanhamento da política em um painel público, garantindo transparência e participação social.
Últimas notícias
Reserva técnica da Policia científica doa brinquedos ao IML de Maceió
Moradores do Jardim Tropical comemoram pavimentação entregue pelo prefeito Luciano Barbosa
Em uma semana, PM tira de circulação arsenal e drogas em várias cidades de Alagoas
Casal russo tatua o filho de 1 ano para ganhar apartamento
Boi invade supermercado, corre atrás de açougueiro e causa tumulto em MG
Prêmio de R$ 95 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado (25)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
