Filho de ambulante e diarista, médico viraliza com vídeo de formatura no Amapá
Naldo Queiroz se formou em medicina pela Unifap e emocionou seguidores ao compartilhar sua conquista nas redes sociais.
O médico Naldo Queiroz, de 27 anos, viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo celebrando sua formatura em medicina pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). A postagem já soma quase 100 mil curtidas em uma rede social.
Filho de um ambulante e de uma diarista, Naldo compartilhou o momento em que realizou o sonho de se tornar médico. Morador do bairro Lago da Vaca, em Macapá, ele precisou enfrentar uma longa jornada até conquistar o diploma.
“Passei em medicina, sabe? Foi uma sensação de alívio. O Naldo de 15, 20 anos atrás não acreditaria que hoje estaria atuando como médico. Eu não tinha acesso a nada”, disse emocionado.
Infância humilde e paixão pelos estudos
Desde pequeno, Naldo se interessou pela educação. Ele começou a ajudar o pai nas vendas e, aos 7 anos, entrou na escola já sabendo ler. Na época, não pôde frequentar o pré-escolar por falta de recursos.
“Sempre gostei muito de estudar e meus pais sempre me incentivaram. Eu devorava livros em questão de semanas”, contou.
Durante o ensino médio, o interesse pela saúde surgiu após participar de movimentos sociais e eventos promovidos pelo Ministério da Saúde. Ele chegou a cogitar cursar relações internacionais, mas mudou de ideia ao se envolver com debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a inclusão da juventude LGBTQI+ na área.
Quatro tentativas até passar em medicina
Antes de conseguir a vaga em medicina, Naldo cursou enfermagem. No primeiro ano, vendia brigadeiros para pagar os estudos em uma faculdade particular e ainda se preparava para o Enem. Depois, ingressou em enfermagem na Unifap, mas decidiu pausar o curso para se dedicar exclusivamente ao sonho de ser médico.
“Me sentia atrasado. Já tinha perdido três anos, poderia estar terminando o curso. Me culpava por não ter dinheiro, por não conseguir acompanhar os colegas”, relembrou.
Na quarta tentativa, veio a aprovação. Para chegar à universidade, ele precisava pegar dois ônibus todos os dias.
Médico da própria família
Um dos principais objetivos de Naldo era cuidar da família. Ele queria ser o médico particular dos pais e irmãos, não apenas para ajudar financeiramente, mas para oferecer atenção e cuidado.
“Eles passaram por tantas coisas ruins que não dá para apagar. Principalmente minha mãe, que é a pessoa que mais amo. Ela é minha melhor amiga”, disse.
Naldo também se tornou o primeiro dos filhos de seus pais, entre os que vivem no Amapá, a entrar em uma universidade.
Últimas notícias
Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável em Batalha
Polícia Civil reforça divulgação de imagens de suspeito de furto em supermercado de Maceió
Entrega de UBS no Distrito Poço: povoado recebe calçamento, iluminação de LED e a garantia de novas obras
SSP de AL monitora identificação de mortos em operação no Rio à procura de 'Nem Catenga', foragido e líder de facção
'Passinho do Jamal': vídeo gravado em frente à Central de Flagrantes leva dançarinos à delegacia em Maceió
Arthur Lira prestigia aniversário de 101 anos de Arapiraca e destaca obras viabilizadas com recursos que garantiu para a cidade
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
