Médico detalha diagnóstico de câncer de pele e tratamento de Bolsonaro
Exposição solar sem proteção deve ter contribuído para o surgimento das lesões
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com um tipo de câncer de pele classificado como de grau intermediário, segundo informações confirmadas nesta quarta-feira (17) pelo cirurgião Cláudio Birolini, responsável pelo tratamento no Hospital DF Star, em Brasília. Bolsonaro já foi informado sobre os resultados e permanecerá em acompanhamento médico contínuo.
Bolsonaro deu entrada na unidade hospitalar na terça-feira (16), após relatar episódios de mal-estar em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a internação, os médicos investigaram diversas lesões de pele presentes em diferentes partes do corpo do ex-presidente.
De acordo com o boletim médico, foram retiradas oito lesões para biópsia, das quais sete levantaram suspeita de câncer. Os exames confirmaram que duas eram malignas, sendo classificadas como carcinoma de células escamosas in situ. Segundo o Dr. Birolini, este tipo de câncer não é o mais leve, como o carcinoma basocelular, nem o mais agressivo, como o melanoma, sendo considerado de risco intermediário.
“A lesão foi diagnosticada em estágio inicial. Em casos como esse, a cirurgia costuma ser suficiente para eliminar completamente o tumor. No entanto, é preciso manter vigilância constante, porque há risco de surgirem novas lesões no futuro”, explicou o médico.
O especialista destacou que Bolsonaro esteve exposto ao sol por muitos anos sem o uso adequado de protetor solar, o que contribuiu para o surgimento das lesões.
Além do câncer de pele, o ex-presidente apresentou sinais de desidratação e anemia, além de relatar dificuldades para se alimentar, fatores que exigem cuidados adicionais.
A previsão é que Bolsonaro possa receber alta nos próximos dias, dependendo da evolução do seu quadro clínico. A remoção dos pontos das lesões retiradas poderá ser feita em até duas semanas, no hospital ou em casa, caso opte pelo acompanhamento domiciliar.
“Ele está bem, estável e consciente. Mas, por precaução, vamos mantê-lo sob observação por mais um tempo”, concluiu o médico.
Últimas notícias
Motociclista colide contra traseira de carro e fica gravemente ferido na Av. Fernades Lima
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
